sexta-feira, 20 de março de 2020

Chove acima da média histórica no Ceará pelo terceiro mês consecutivo

Resultado de imagem para chuvas iguatu
Com as chuvas registradas nas últimas 24 horas, a média pluviométrica esperada para todo o mês foi superada em apenas 20 dias. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), já choveu o acumulado a 206.3 milímetros no Estado, o que representa 1,4% superior ao volume esperado para março, que é de 203.4 mm. Cenário semelhante só foi registrado em três dos últimos dez anos (2020, 2019 e 2017).
Este índice foi impulsionado com as precipitações registradas entre quinta-feira (19), e esta sexta. Ainda conforme o órgão meteorológico, mais de 90 cidades foram banhadas pela chuva. Os maiores volumes foram registrados em Tamboril (70 mm), Jijoca de Jericoacoara (57 mm) e Itapipoca (44.2 mm).
Este é o terceiro mês consecutivo em que as chuvas no Ceará ultrapassam a média histórica. Em janeiro, a pluviometria ficou 43,9% acima do esperado, que é de 98.7 milímetros para o período. Já em fevereiro, choveu o acumulado de 192.1 mm, o que representa 61,9% acima da média para aquele mês (118.6mm).
A previsão para este fim de semana, conforme a Funceme, é de predomínio de nebulosidade variável com eventos de chuva na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, chuva isolada. Nebulosidade variável com eventos de chuva na Ibiapaba e no Litoral Norte. Nas demais regiões, possibilidade de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário