segunda-feira, 16 de março de 2020

Chuva forte rompe barragens e deixa famílias desalojadas no Ceará

Uma precipitação de 105 milímetros provocou o rompimento de barragens de cinco açudes, deixando 10 famílias desabrigadas e mais de 100 desalojadas em várias localidades do município de Quiterianópolis, no Sertão Central e Inhamuns do Ceará, nesta segunda-feira (16), informou a prefeitura da cidade.
Com a cheia nos reservatórios de São Pedro Velho, Desterro, Santa Rita, Pontal e Bom Jesus, foram registrados alagamentos em residências, ruas, perdas de lavouras e o desabamento de pelo menos 20 casas.
Considerando ainda que outros açudes estão em iminência de romper, a prefeitura decretou estado de calamidade pública na cidade, nesta segunda-feira.

Comitê de crise - Além de decretar Estado de Calamidade Pública, a prefeitura de Quiterianópolis montou um comitê de crise, a partir do qual devem ser traçadas estratégias e providências para resolver os problemas que a chuva provocou na cidade.
Uma equipe da Defesa Civil foi enviada de Fortaleza para auxiliar nos trabalhos e outra do Corpo de Bombeiros já está atuando no município.

Alagamentos - Transtornos para moradores foram registrados nos bairros Cidade Nova, Colinas, Alto Brilhante e Centro. Casas e comércios foram invadidas pela água da chuva.
A chuva também atingiu a zona rural. Nos distritos de Saquinho e Quebrada, os moradores ficaram com dificuldades de deixarem suas casas. Sete pequenos e médios açudes não suportaram a força da água e romperam na madrugada desta segunda.

 
Ônibus escolar submerso - Um ônibus escolar do município, que trafegava pela CE 351, teve o seu itinerário interrompido devido à grande quantidade de água acumulada na via.
No momento em que o automóvel ficou parcialmente submerso, não havia nenhum aluno a bordo, apenas o motorista. Ele ainda estava indo buscar os estudantes e não se feriu. O ônibus foi retirado do local com o auxílio de uma retroescavadeira.
A prefeitura cancelou as aulas em 30 escolas públicas municipais e duas estaduais pelos próximos 15 dias. Uma escola particular também aderiu à suspensão temporária.

Centro-Sul e Cariri - Em Cedro, na região Centro-Sul do Estado, um açude na localidade do Sítio Saco da Onça rompeu e outros dois, também na zona rural, possuem “risco de rompimento”, conforme  a secretaria da Infraestrutura do Município.
Em Lavras da Mangabeira, no Cariri cearense, o nível do Rio Salgado dobrou. Na cidade de Tarrafas, no Centro-Sul, a CE-375 que liga o Município a cidade de Cariús, ficou parcialmente bloqueada no início da manhã desta segunda (16). Uma árvore caiu e impediu o fluxo de veículos por cerca de duas horas. No Centro de Tarrafas, a água invadiu algumas casas. Em ambas as cidades, não houve desabrigados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário