terça-feira, 31 de março de 2020

Fevereiro e março têm melhor volume de chuvas dos últimos 34 anos no Ceará

Primeira metade da quadra chuvosa já soma 76,9% do volume esperado para o quadrimestre todo no Estado

Pelo quarto dia seguido, Ceará tem chuvas acima de 100 mm
A primeira metade da quadra chuvosa no Ceará registra o melhor volume de precipitações dos últimos 34 anos. Foram 461,7 milímetros (mm) de chuvas nos meses de fevereiro e março. O que representa 43,4% acima do esperado para o bimestre. O Estado superou esse número apenas em 1986, quando as chuvas foram 75,8% acima da normal para o período. As águas que caíram sobre o Estado nesse intervalo já somam 76,9% do esperado para o quadrimestre todo, que compreende os meses de fevereiro, março, abril e maio.
As informações foram extraídas ontem, 30, do Calendário de Chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Isoladamente, fevereiro e março registraram desvio positivo de 62% e 34,2%, respectivamente.
Além do volume acima da média, as chuvas têm sido bem distribuídas entre as regiões do Estado. Todas as oito macrorregiões apresentaram precipitações com desvio positivo em relação a normal para o período em cada área. As macrorregiões do Cariri, Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana, que apresentam histórico crítico com relação ao abastecimento hídrico, receberam os maiores desvios positivos no período. O volume foi 60,8%, 51,4% e 40,8% maior do que a normal em cada macrorregião, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário