sábado, 21 de março de 2020

Operação Carro-Pipa mantém rotas durante período de chuva

31 municípios dos Inhamuns e Sertões Central e de Canindé continuam sendo abastecidos por caminhões-pipa - Apesar de estar chovendo, há problemas com a distribuição, que não garante o reabastecimento em todo o Estado

Resultado de imagem para Operação Carro-Pipa mantém rotas durante período de chuva
Operação Carro-Pipa continua ativa para atender a comunidades do Sertão onde a demanda por água é maior do que a oferta

Apesar de as chuvas no Estado terem superado a média histórica pelo terceiro mês consecutivo, 31 municípios das regiões Inhamuns, Sertão Central e Sertões de Canindé ainda estão sendo atendidos pela Operação Carro-Pipa (OCP), realizada por meio de cooperação técnica e financeira entre os Ministérios do Desenvolvimento Regional e da Defesa. O cenário contraditório pode ser explicado pelas chuvas irregulares. Enquanto uma região recebe generoso volume pluviométrico, outra sofre com baixos índices de chuva.
As regiões contempladas pelos Carros-Pipas apresentam registros de chuvas insuficientes para recarga das cisternas e recuperação do volume dos poços e açudes. De acordo com o Sindicato dos Pipeiros do Estado do Ceará (Sinpece), há cerca de 400 caminhões abastecendo mais de 170 mil habitantes rurais.
Entre os municípios assistidos está Tauá, na região dos Inhamuns, que conta com 65 caminhões-pipa. A água é captada em poços da cidade de Pio IX, no Piauí, distante 100km. É uma das rotas mais extensas do interior.
Parambu, também nos Inhamuns, tem 45 caminhões para atender à demanda por água potável. No Sertão Central, Quixadá e Quixeramobim dispõem cada, de 10 caminhões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário