quarta-feira, 4 de março de 2020

Sobe para 16 o número de reservatórios cearenses sangrando - Caldeirões, em Saboeiro, foi o último

Subiu de 15 para 16 o número de açudes sangrando no Ceará. O reservatório Caldeirões, na cidade de Saboeiro, ultrapassou seu volume máximo nesta última terça-feira (03), conforme o gerente regional da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh em Iguatu, Anatarino Torres.
De acordo com a Cogerh, a água no reservatório atingiu uma lâmina média de 3 cm sobre a parede que tem cerca de 200 metros de comprimento. A capacidade do açude, que é responsável pelo abastecimento hídrico de Saboeiro, é de 1,1 milhão de metros cúbicos de água. Este foi o primeiro reservatório a sangrar na Bacia do Alto Jaguaribe.

Recarga - O açude foi beneficiado com as chuvas que banharam a região dos Inhamuns nos últimos dias. A água que chegou a Saboeiro, agora segue pelo Rio Jaguaribe em direção a Jucás e depois Iguatu, indo até o Açude Orós.
No trecho à frente do Açude Caldeirões, em direção ao município de Jucás, existem mais seis barragens de médio e pequeno porte. Caso as chuvas continuem na região, a expectativa é de que todos esses açudes recebam a água da sangria do Caldeirões nos próximos dois dias.

Bacia - De acordo com dados da Cogerh, a Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, onde está o Açude Caldeirões, registra hoje 16,1% sua capacidade. Outros dois reservatórios da Bacia que receberam boa recarga de água ao longo de fevereiro foram Arneiroz II e Parambu. Este último estava seco. A bacia é estratégica para a transferência de água para o Açude Orós, o segundo maior do Ceará.

Açudes sangrando no Ceará - Acarape do Meio - Acaraú MirimColinaGameleiraGerminalItapebussuItaúnaJenipapoQuandú - S. Pedro Timbaúba - São VicenteSobralTijuquinhaTucunduba - Várzea da VoltaCaldeirões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário