quinta-feira, 30 de abril de 2020

650 policiais militares estão com suspeita de Covid-19 no Ceará

Levantamento revelou que 10% da tropa, formada por quase 22 mil servidores, já esteve sob suspeita da doença

Plano de ações para proteger agentes de segurança no Ceará inclui distribuição de máscaras.  — Foto: Helene Santos
Plano de ações para proteger agentes de segurança no Ceará inclui distribuição de máscaras

A pandemia do novo coronavírus também alcançou a tropa da Polícia Militar do Ceará (PMCE). Um mapa sobre a situação da Covid-19 entre membros da corporação mostra que, até a última terça-feira (28), 650 militares estavam com suspeita da doença.
De acordo com o levantamento, feito pela própria PM, outros 1.472 casos suspeitos foram descartados e 21 policiais foram infectados pelo novo coronavírus. Seis já tiveram alta e dois morreram, entre eles o tenente-coronel João Océlio Atanazio Alves, de 50 anos. Os números indicam que cerca de 10% da tropa, formada por quase 22 mil servidores, já esteve sob suspeita da doença.
A PMCE afirmou ter elaborado um plano com procedimentos para preservar a integridade física dos agentes e manter os serviços essenciais no estado.

Caso no presídio militar - Além dos casos relatados no levantamento, a Promotoria de Justiça Militar e Controle Externo da Atividade Policial Militar do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) registrou um caso de PM infectado pelo vírus no 5º Batalhão da PMCE, onde funciona o presídio militar de Fortaleza.
O policial foi hospitalizado após apresentar os primeiros sintomas da Covid-19 e segue sendo acompanhado por médicos. Outros presos do equipamento também já teriam se queixado de sintomas característicos da doença. Aqueles que tiveram contato com o infectado estão isolados, sob observação.
A Polícia Militar do Ceará informou que houve higienização do prédio, inspeção de saúde em todos os detentos e o caso foi reportado ao Poder Judiciário do Ceará para a adoção das medidas cabíveis. Devido à confirmação, "alguns internos foram liberados pela Justiça a fim de que cumpram prisão domiciliar com monitoramento por meio de tornozeleira eletrônica".
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) afirmou, por meio de nota, que o Juízo Militar da Comarca de Fortaleza analisa todos os processos de custodiados no presídio militar para verificar a possibilidade de substituição da prisão para o regime domiciliar, com ou sem o uso de tornozeleira eletrônica.
Conforme o Tribunal, a diretoria do presídio informou sobre a confirmação de um caso de Covid-19 na unidade, mas, antes mesmo do fato, "o Juízo Militar da Capital já estava analisando os casos dos presos que configuram o grupo de risco, conforme recomenda o Conselho Nacional de Justiça (CNJ)".

Nenhum comentário:

Postar um comentário