sexta-feira, 17 de abril de 2020

Homicídios quase dobram no Ceará nos três primeiros meses de 2020

O isolamento social para combater o novo coronavírus não impediram o aumento do número - A SSPDS afirma que as forças de segurança do Estado trabalham para reorganizarem suas atuações e traçar novas estratégias

Homicídios quase dobram no Ceará nos três primeiros meses deste ano — Foto: Arquivo
Homicídios quase dobram no Ceará nos três primeiros meses deste ano

O número de homicídios quase dobrou no Ceará, nos três primeiros meses de 2020, em comparação com o ano passado, conforme dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS). Nem o período de pandemia reduziu a violência no Estado. O número de roubos também é crescente.
A Pasta contabiliza 1.083 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) - índice que engloba homicídios dolosos, feminicídios, lesões corporais seguidas de morte e latrocínios (roubos seguidos de morte) - entre janeiro e março, deste ano. Em igual período do ano passado, foram 545 casos. O aumento é de 98,7%.
Todos os meses deste ano tiveram aumento do índice, em comparação com o mês de 2019. Em janeiro, o crescimento foi de 38% (ao passar de 192 para 265 casos). Fevereiro de 2020 ficou marcado como o mais violento dos últimos oito anos, com 459 homicídios e alta de 179,8% no índice (em 2019, foram 164). E em março, o aumento foi de 89,9% (ao passar de 189 para 359).

Causas do aumento - A SSPDS informou que durante o motim dos PMs, no mês de fevereiro deste ano, foram registrados conflitos entre células de organizações criminosas no Estado, o que refletiu nos períodos seguintes e seguiu a tendência das disputas desses grupos em âmbito nacional. A Pasta disse ainda que, atualmente, as forças de segurança do Estado trabalham para reorganizarem suas atuações e traçar novas estratégias.

Época de pandemia - As medidas de isolamento social para combater a pandemia do novo coronavírus, determinadas por decretos do Governo do Ceará desde o dia 19 de março último, não impediram o aumento do número de homicídios.
Entre 19 de março e 13 de abril deste ano (último registro divulgado pela SSPDS), foram contabilizados 316 assassinatos no Estado. Em igual período do ano passado, foram 166 crimes, o que significa um aumento de 90,3%.


Roubos - O número de roubos também apresenta aumento em 2020. A SSPDS distingue as ações criminosas em Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVP 1), que são aquelas abordagens diretas contra uma pessoa, como o roubo de pertences pessoais na rua; e CVP 2, que é um crime de maior proporção, como roubos a residências, de cargas e de veículos ou com restrição à liberdade da pessoa.
Entre janeiro e março deste ano, foram 15.627 registros de CVP 1, contra 10.185 ocorridos em igual período do ano passado - o que representa um aumento de 53,4%.
Nos três meses do ano corrente, também foram registrados 3.060 CVP 2; enquanto, em igual período de 2019, aconteceram 1.516 casos - ou seja, a estatística mais que dobrou, com crescimento de 101,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário