terça-feira, 21 de abril de 2020

QUIXELÔ - Chuva intensa destrói cinco açudes na zona rural

Cinco açudes particulares de pequeno porte arrombaram na madrugada desta terça-feira (21), na zona rural de Quixelô, na região Centro-Sul do Ceará, em decorrência de chuvas intensas na região.
De acordo com pluviômetros particulares, as chuvas variaram entre 145 milímetros e 180 mm nas localidades de Jiqui, Cunhã Poty, Gaspar, Umarizinho e Riacho do Meio. Já a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou pluviometria de apenas 20 mm na sede do município de Quixelô, uma vez que não há posto oficial de observação em localidades rurais.
Os reservatórios de pequeno porte destruídos ficam na localidade de Riacho do Meio.
De acordo com a Prefeitura de Quixelô, além dos açudes, um bueiro foi arrombado na passagem molhada na região do Umarizinho e uma passagem molhada cedeu, mas não foi arrombada.
Na localidade de Jiqui, o sistema de abastecimento de água está interrompido em virtude do alagamento.
Ainda não há informação sobre a destruição de área de cultivo de grãos (milho, feijão e arroz).

Aporte do Orós - A água dessa chuva escorre para a bacia do Açude Orós, o segundo maior reservatório do Ceará. O reservatório recebeu aporte de 11 cm. Com a recarga das últimas 24 horas, ele saiu de 19,19% para 19,49%, um volume de 6 milhões de metros cúbicos. O reservatório está agora com volume de 378 milhões de m3. Em 13 de março, o volume do Orós era de 4,84%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário