segunda-feira, 4 de maio de 2020

Com trimestre de chuvas acima da média, 49 açudes sangram no Ceará

O total de 49 açudes está sangrando no Ceará, de acordo com dados desta segunda-feira, 4, do Portal Hidrológico, ferramenta da Secretária dos Recursos Hídricos (SRH) que monitora o nível dos reservatórios. Outros nove reservatórios já superaram a marca de 90% e 49 estão com volume abaixo de 30%.
No dia 23 de abril, o quarto maior açude do Ceará, Araras, localizado no município de Varjota, atingiu o volume máximo e se tornou o primeiro grande reservatório do Ceará com capacidade máxima em nove anos. Os últimos haviam sido o Orós e o próprio Araras em 2011.
O Castanhão, maior reservatório do Estado, recebeu um aporte significativo nos últimos meses, com salto de quase 13% de sua capacidade em menos de três meses.
Durante o mesmo período, o açude de Orós também recebeu aporte significativo superior a 20% de sua capacidade. O reservatório de Banabuiú, localizado no Sertão Central, uma das regiões mais secas do Estado, também registrou aumento e tem nível de água correspondente a 12% de sua capacidade total.
As regiões hidrográficas do Banabuiú e do Médio Jaguaribe representam a maior deficiência hídrica do Estado, com menos de 15% de sua capacidade total. O trimestre entre fevereiro e abril deste ano terminou com chuvas 28% acima da média histórica no Ceará. Todas as macrorregiões do Estado superaram a média, com destaque para o Cariri, que ultrapassou o esperado em 41%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário