segunda-feira, 4 de maio de 2020

Funceme prevê chuvas mais irregulares para o mês de maio no Ceará

A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) apresenta nesta segunda-feira (4), um balanço de chuvas do período entre fevereiro e abril deste ano. A apresentação será online por meio de uma ‘live’ coordenada pelo presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, e participação da gerente de Meteorologia, Meiry Sakamoto.
O meteorologista da Funceme, Raul Fritz, antecipa, no entanto, que a expectativa é que neste mês de maio as chuvas sejam mais irregulares, pontuais e predominando na região Norte do Estado. “Para o Ceará como um todo, historicamente maio chove um volume médio equivalente à metade do mês de abril. Chuvas mais importantes no Centro-Sul cearense são esperadas a partir da atuação de Ondas de Leste que chegam no Rio Grande do Norte e podem alcançar a região Jaguaribana, o Centro e o Sul do estado (Cariri cearense)”.
Raul Fritz esclareceu que as Ondas de Leste podem começar a partir deste mês, mas são eventos ocasionais. “A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) já está em tendência de se afastar da nossa Costa, diminuindo sua influência sobre a ocorrência de chuvas no estado”.
A ZCIT é uma imensa banda de nuvens e é o principal sistema que traz chuvas para o Ceará durante a quadra chuvosa, que é conhecida popularmente por inverno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário