sábado, 16 de maio de 2020

QUADRA CHUVOSA - Litoral e Sertão Central registram chuvas de sexta para sábado

Maio é o último mês da quadra chuvosa
Maio é o último mês da quadra chuvosa

Choveu em 35 municípios do Ceará no acumulado de sexta-feira, 15, para sábado, 16, de acordo com dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A maior precipitação do período, de 66 milímetros (mm), foi registrada em Aquiraz, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. O Estado segue com condições favoráveis para chuvas durante o fim de semana.
Em Fortaleza, o maior índice de chuva foi de 34,8 mm. Já no Sertão Central, uma das regiões historicamente mais secas do Ceará, oito municípios registraram chuvas. Os maiores registros foram em Piquet Carneiro (45 mm), Pedra Branca (41 mm) e Quixeramobim (20 mm).
Entre os maiores registros do dia, municípios do litoral tiveram destaque. Fortim e Beberibe, localizados no Litoral Leste, tiveram precipitações significativas: Fortim registrou a segunda maior chuva do dia, com 56 mm, e Beberibe atingiu o índice de 33 mm.
A 15 dias do fim do mês de maio, todas as macrorregiões do Estado estão pelo menos 69% abaixo da média histórica para o período. A situação mais crítica é vivida pelos moradores do Sertão Central e Inhamuns, onde choveu apenas 10% do que era esperado para o mês inteiro.

Previsão - Ceará tem condições favoráveis para chuvas no fim de semana. Neste sábado, o Estado deve registrar predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada no Cariri. Nas demais regiões, eventos de chuva. Já no domingo, o território cearense passa a ter chuva isolada também no Sertão Central e Inhamuns, além do Cariri. Os eventos de chuva devem continuar em todas as regiões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário