quarta-feira, 6 de maio de 2020

Vítimas da pandemia da violência no Ceará - 25 idosos foram assassinados

A maioria dos idosos mortos foi vítima de crime de latrocínio no interior do estado

Dona Miriam Arruda Silva, um dos 25 idosos mortos no Ceará - Tinha 72 anos e foi assassinada, a tiros, na porta de casa

Com um total de 1.554 assassinatos nos primeiros quatro meses do ano, o Ceará apresenta uma alta taxa de homicídios contra pessoas vulneráveis. Além da morte de 157 adolescentes e 125 mulheres, a violência também atinge pessoas idosas, com idades acima de 60 anos, como classifica o Estatuto do Idoso. Ao menos, 25 pessoas nesta faixa etária foram vítimas de crimes violentos, como latrocínios (roubo seguido de morte) ou delitos sexuais com estupro.
A pessoa com idade mais avançada morta no Ceará tinha 84 anos e foi executada por criminosos no Município de Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O idoso, identificado como Raimundo Bezerra da Costa, foi assassinado na madrugada do dia 6 de abril último, na localidade de Porteiras.
Também em Caucaia foi registrado um crime de latrocínio que vitimou uma idosa de 82 anos. Era a aposentada Maria Nísia Teixeira Freitas, que acabou sendo assassinada numa trama arquitetada pela sua empregada doméstica junto com o namorado. Os dois acabaram presos. A anciã foi estrangulada na tarde do dia 24 de janeiro em sua residência, na Praia do Icaraí.
Dos 25 assassinatos de idosos neste ano no Ceará, a maioria aconteceu no interior do estado. Foram 14 crimes nos seguintes Municípios: Sobral, Cedro, Ipueiras, Deputado Irapuan Pinheiro, Fortim, Campos Sales, Jijoca de Jericoacoara, Potiretama, Frecheirinha, Choró, Limoeiro do Norte, Boa Viagem, Solonópole e Lavras da Mangabeira.
Em Fortaleza foram cinco assassinatos do gênero e na Região Metropolitana mais seis casos, sendo quatro em Caucaia, um em Maracanaú e o sexto em Paraipaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário