segunda-feira, 1 de junho de 2020

Cortejo simbólico do tradicional Pau da Bandeira gera aglomerações no interior do Ceará

Apesar do decreto de isolamento social no estado, moradores seguiram um carro de som durante o ato em homenagem à festa tradicional em Barbalha

Moradores acompanharam o cortejo da festa tradicional em Barbalha. — Foto: Toni Sousa
Moradores acompanharam o cortejo da festa tradicional em Barbalha

Um cortejo simbólico do Pau da Bandeira, no município de Barbalha, no interior do Ceará, gerou aglomerações em alguns pontos da cidade neste domingo (31). Apesar do decreto de isolamento social determinado pelo Governo do Estado, moradores seguiram um carro de som que levava a bandeira de Santo Antônio para ser hasteada no mastro já erguido no ano passado.
A intenção, segundo relatos da população, era fazer uma homenagem simbólica à tradicional Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como Patrimônio Cultural Brasileiro, em 2015.

 Muitos moradores não estavam de máscara durante o percurso. — Foto: VC Repórter
Muitos moradores não estavam de máscara durante o percurso

Durante o percurso do veículo, moradores seguiram a pé, em carros e em motocicletas até o local onde estava erguido o mastro utilizado na comemoração em 2019. Embora a maioria dos presentes estivesse utilizando máscaras, algumas pessoas foram vistas sem a proteção.

Contaminação - Em publicação feita no Instagram, o prefeito de Barbalha, Argemiro Sampaio, informa que o cortejo não foi de responsabilidade da Prefeitura e nem do próprio gestor.
Em nota, a prefeitura lamentou o fato "no momento em que o município se esforça para conter o avanço da Covid". "A prefeitura reafirma a necessidade de que a população obedeça as normas de controle da doença, considerando o crescente número de infectados, o que pode provocar mortes".
De acordo com a secretaria de Saúde de Barbalha, os fiscais de Vigilância Sanitária não teriam condições de impedir a aglomeração uma vez que “poderiam ser agredidos, já que poderia haver pessoas sob influência de bebidas alcoólicas”.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do estado (SSPDS) informou que "policias militares lotados na 2ª Companhia do 2° Batalhão da Polícia Militar (2°Cia/2°BPM) do município de Barbalha receberam denúncias por meio de redes sociais de aglomeração de pessoas" no evento.
"Após tomarem conhecimento do evento, os policiais foram ao local orientar as pessoas a voltarem para suas residências e respeitarem o isolamento social, medida de prevenção ao contágio e proliferação do novo coronavírus (Covid-19). As pessoas atenderam à solicitação dos policiais e esvaziaram o local onde ocorria o evento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário