sexta-feira, 5 de junho de 2020

Iguatu e outras cinco cidades do Ceará iniciam 2ª fase de pesquisa nacional para detectar evolução do coronavirus

Começou nesta última quinta-feira (4), a 2ª etapa da pesquisa "Evolução da Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil: Estudo de Base Populacional", executado pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope). O levantamento está sendo realizado em 133 cidades do País e segue até amanhã (6). No Ceará, seis cidades participam da coleta de material para o estudo: Juazeiro do Norte, Iguatu, Fortaleza, Crateús, Quixadá e Sobral.
A pesquisa é financiada pelo Ministério da Saúde e coordenada pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul. O objetivo do levantamento é avaliar a evolução da infecção por Covid-19 no Brasil.
Para tal, serão aplicados testes rápidos que detectam a presença de anticorpos IgM (de infecção mais recente) e IgG (de infecção mais antiga) para o novo coronavírus. Assim, pode-se ter uma noção mais precisa da população já infectada pela doença.
Os pesquisadores estarão devidamente identificados com crachás e, em algumas cidades, estarão acompanhados por representantes das Secretarias Municipais de Saúde.
A primeira fase da testagem aconteceu entre 14 e 17 de maio e houveram registros de impasses em pelo menos quatro municípios cearenses. As dificuldades ocorreram tanto pela falha na comunicação entre o Ministério da Saúde e as Prefeituras, como por receio da população.

Em Iguatu, no Centro-Sul, uma equipe chegou a ser conduzida à delegacia de Polícia Civil. Desta vez, o secretário da Saúde, Georgy Xavier, divulgou um vídeo nas redes sociais, na terça-feira (2), anunciando a realização da pesquisa e explicando os procedimentos.
Segundo a Plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará, atualizada às 14h10 desta quinta-feira (4), o Município já registra 134 casos da doença e 16 óbitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário