quinta-feira, 11 de junho de 2020

Jovem abordado por PMs está desaparecido há um ano - Policiais seguem afastados

A mãe de Anderson Henrique reafirma acreditar que o filho foi morto pelos policiais militares

Anderson Henrique da Silva Rodrigues está desaparecido desde 11 de junho - Mãe denuncia que garoto foi assassinado

O desaparecimento do jovem Anderson Henrique da Silva Rodrigues, de 20 anos, completa um ano nesta quinta-feira (11). Anderson foi visto pela última vez durante abordagem de policiais militares na cidade de Horizonte, na Grande Fortaleza. O caso repercutiu após testemunhas relatarem ter presenciado agressões cometidas por parte dos PMs.
Doze meses depois, a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) permanece investigando o caso e, de acordo com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), os militares envolvidos na ocorrência continuam afastados do serviço operacional, atuando administrativamente. Até então, não há corpo, não há culpados, mas, para a mãe do jovem, é certo que o filho foi assassinado pelos policiais naquele dia.
Segundo relatos de testemunhas que prestaram boletins de ocorrência à Polícia Civil, no fim da manhã de 11 de junho de 2019, parte das agressões aconteceu em público, na frente de uma mercearia. "Eu vi que os policiais foram muito rudes com ele. Puxaram, bateram, deram dois tapas no rosto do rapaz, usaram spray de pimenta, chutaram, e tudo isso sem o rapaz reagir. Ele ficou parado. O Raio já chegou dizendo: encosta, vagabundo".

Familiares de Anderson encontraram móveis da casa destruído no dia em que ele desapareceu

Da mercearia, o jovem teria sido levado pelos PMs até a sua residência, no Bairro Zumbi. Vizinhos de Anderson disseram à Maria Cristiane da Silva Leitão, mãe de Rodrigues, que ouviram ele gritar pedindo ajuda.
Há um ano, PMCE se posicionou afirmando que Anderson Henrique foi abordado por uma composição do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) e por ele ter antecedentes criminais e estar com atitude suspeita, foi feita uma busca minuciosa. A PM disse não ter sido encontrado nada de ilícito durante a abordagem e, por isso, Anderson foi liberado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário