terça-feira, 30 de junho de 2020

Novo tipo de H1N1 com "potencial pandêmico" é encontrado em porcos na China

Pesquisadores sugerem medidas urgentes de monitoramento de suínos, para evitar propagação do vírus - Se necessário, vacinas contra gripe podem ser adaptadas

Os pesquisadores afirmam que o vírus ainda não é uma grande ameaça, mas deve ser monitorado de perto. Segundo eles, a nova cepa tem semelhanças com o vírus H1N1 que circulou em 2006 (Foto: Peggy Choucair/ Pixabay)
Os pesquisadores afirmam que o vírus ainda não é uma grande ameaça, mas deve ser monitorado de perto - Segundo eles, a nova cepa tem semelhanças com o vírus H1N1 que circulou em 2006

Uma nova linhagem do vírus influenza, causador da gripe, foi identificada em porcos na China. Segundo pesquisadores, a nova cepa tem “todas as características essenciais de um vírus pandêmico candidato” e, por isso, precisa ser monitorada “rigorosamente” e “com urgência”. A recomendação é uma medida preventiva, já que o vírus ainda não apresentou grande ameaça. Apesar disso, as vacinas contra gripe podem ser adaptadas para combater o novo vírus, se necessário.
A preocupação surge do potencial que o vírus G4 EA H1N1, como foi denominado, tem de infectar humanos. Isso porque as linhagens utilizadas em vacinas contra a gripe, aplicadas anualmente nos humanos, não protegem contra o G4 EA H1N1. Para chegar nessa conclusão, os pesquisadores analisaram a reatividade cruzada dos anticorpos contra o novo vírus.
A imunidade cruzada ocorre quando o sistema imunológico protege o corpo de um vírus ao qual nunca teve contato, mas que apresenta semelhanças com outros vírus já conhecidos pelo sistema. No caso do Sars-Cov-2, por exemplo, um estudo encontrou indícios de imunidade cruzada contra a Covid-19 em pessoas que já tinham se infectado com outros coronavírus, como o Sars-Cov e o Mers. Entenda o que é imunidade cruzada.
"No momento estamos distraídos com o coronavírus e com razão. Mas não devemos perder de vista novos vírus potencialmente perigosos”, explicou Kin-Chow Chang, um dos autores do estudo, em entrevista à BBC. A descoberta vem, inclusive, de um trabalho de vigilância sistemática dos vírus influenza em suínos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário