quarta-feira, 24 de junho de 2020

Polícia Civil do Ceará apura vídeo com grupo comemorando a pesca de um tubarão-lixa

O animal é vulnerável a extinção e sua pesca é proibida por lei

Tubarão ainda se debatia em meio a pedras enquanto grupo comemorava a pesca do animal. — Foto: Reprodução/WhatsApp
Tubarão ainda se debatia em meio a pedras enquanto grupo comemorava a pesca do animal

Imagens que circulam nas redes sociais nesta quarta-feira (24) mostram um grupo de homens comemorando a captura de um tubarão-lixa, supostamente na Praia do Titanzinho, no Bairro Cais do Porto, em Fortaleza.
O peixe ainda se debatia em meio às pedras, enquanto um dos que pescaram o animal comenta: "Mais um pra coleção".
Mensagens nas redes sociais dão conta de que é mesmo tubarão-lixa visto no espigão da Praia do Náutico. Vídeos registram o aparecimento do animal que é considerado “vulnerável à extinção”.
A Ordem dos Advogados do Brasil Secção Ceará (OAB-CE), por meio da Comissão de Defesa dos Direitos dos Animais, vai pedir a abertura à polícia e ao Ministério Público a abertura de um inquérito para investigar as imagens.
A Polícia Civil do Ceará informou que a veracidade do vídeo está sob apuração da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Aponta também que a pesca irregular da espécie é crime previsto no Art. 34 da Lei de Crimes Ambientais. Infratores podem ser penalizados com detenção de um a três anos.
O tubarão-lixa costuma ficar nas profundezas do mar, na areia e em recifes, e se alimenta de crustáceos. Mas também gosta de região de pedras, como a que estava quando foi avistado no espigão do Náutico. Além disso, ele não oferece riscos aos seres humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário