terça-feira, 14 de julho de 2020

Acusados de chacina, onda de ataques e traficante de drogas estão entre presos que voltaram ao Ceará

Vinte e oito presidiários que estavam em presídios federais deixaram as unidades para retornar ao estado onde cometeram os crimes

Homem que participou da maior chacina já ocorrida no Ceará deixará presídio federal e retornará ao estado — Foto: TV Verdes Mares/Reprodução
Homem que participou da maior chacina já ocorrida no Ceará deixará presídio federal e retornará ao estado

Os 28 presos que estavam em presídios federais e voltaram para o Ceará são chefes de três facções criminosas e respondem a crimes como organização criminosa, homicídio, roubo e tráfico de drogas.
Entre eles, está Auricélio Sousa Freitas, o 'Celim da Babilônia', fundador de uma facção cearense. Ele é acusado de ser um dos mandantes da Chacina das Cajazeiras (que deixou 14 mortos em uma festa em Fortaleza) e de expulsar dezenas de famílias que residiam no Bairro Barroso, também na capital cearense.
Marcílio Alves Feitosa foi preso por tráfico internacional de drogas no Ceará, em 2012. Ele também é considerado um dos 'homens de confiança' de Gilberto Aparecido dos Santos, o 'Fuminho', acusado de ordenar os assassinatos de Rogério Jeremias de Simone, o 'Gegê do Mangue' e Fabiano Alves de Sousa, o 'Paca'.

Criminoso que ordenou onda de ataques em Fortaleza deixa presídio federal — Foto: Reprodução/Verdes Mares
Criminoso que ordenou onda de ataques em Fortaleza deixa presídio federal

Dois primos também voltaram aos presídios cearenses. Eles eram comparsas, mas viraram chefes de facções rivais no Município de Pacajus após uma desavença. José Fabiano Nunes de Alencar responde por homicídio, latrocínio, roubo, receptação, ameaça e organização criminosa. E Francisco Patrick Alencar Amaral responde por tráfico de drogas, homicídio, porte ilegal de arma de fogo e organização criminosa.

Celim, fundador de facção criminosa cearense, deixa presídio federal — Foto: SAP
Celim, fundador de facção criminosa cearense, deixa presídio federal

Prazo expirado - O retorno dos detentos se deu pelo término do prazo dos mesmos no Sistema Penitenciário Federal, sem que as autoridades cearenses pedissem em tempo a renovação da custódia deles em outros Estados. Entretanto, esse pedido está sendo estudado.
Os presos foram transferidos para presídios federais durante e depois da maior série de ataques criminosos a bens públicos e privados do Ceará, ocorrida em janeiro de 2019.
Conforme as investigações, eles ordenaram os crimes de dentro do presídio e alguns deles chegaram a se rebelar na unidade penitenciária, devido o regime duro anunciado pelo secretário da Administração Penitenciária (SAP), Mauro Albuquerque.
A Secretaria confirmou, em nota, o recambiamento dos detentos para o Ceará e garantiu "que todos eles passaram pela triagem médica, fizeram testagem para Covid-19 (doença causada pelo novo coronavírus) e ficaram o tempo de isolamento necessário preconizado pela Secretaria de Saúde do Estado".
O Ceará previa inaugurar o primeiro Presídio de Segurança Máxima Estadual no início deste ano, mas o plano foi adiado pela pandemia. Entretanto, a SAP afirmou "que o sistema prisional cearense está preparado para receber e abrigar, com segurança, qualquer interno que esteja sob a sua tutela".

Confira a lista

Renan Pereira da Silva - Euder de Sousa Bonethe - Auricelio Sousa Freitas - Francisco Patrick Alencar Amaral - Daniel Junior dos Santos da Silva - José Aldir Lopes de Oliveira - Adailo de Sousa Costa - Francisco Rafael Alves de Lima - Fabiano Silva Lima - João Vaz de Sousa Neto - Willame Huaina Diogenes Cintra - Antônio Gerlando Sampaio - Lúcio Bispo dos Santos - Marigebio Ferreira de Freitas - Márcio Henrique Jacome Lopes - Erivando Paulino de Sousa - Francisco Arielson de Souza - Francisco Eudes Martins da Costa - João Wanderson dos Santos Sousa - José Fabiano Nunes de Alencar - Leandro de Sousa Teixeira - Leonardo Santos Bezerra - Manoel Giliarde da Silva - Marcílio Alves Feitosa - Marco Aurélio Flávio - Paulo César da Costa Souza - José Glauberto Teixeira do Nascimento - Clauber Pereira de Sousa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário