quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Incêndio causa destruição da mata e morte de animais na região de Sobral e Groaíras

O fogo na vegetação se expandiu rapidamente e ameaçou chegar a zona habitada

O fogo devastou dezenas de hectares em propriedades rurais, matando animais silvestres

Um incêndio em vegetação de grandes proporções irrompeu na tarde desta quarta-feira (5) no limite dos municípios de Sobral e Groaíras, na Região Norte do estado, e mobilizou a população e as autoridades para o combate as chamas. O alastramento do fogo aconteceu de forma rápida, devastando completamente a mata e causando também a morte de centenas de animais, de acordo com informações dos moradores.
O fogo teria começado das margens da estrada que liga as duas cidades e as altas temperaturas na região aliada à sequidão da vegetação propiciou o alastramento das chamas de forma veloz e devastadora.
Caminhões-pipas foram acionados pelos proprietários rurais da região antes da chegada do Corpo de Bombeiros Militar. O fogo chegou bem perto de ares povoadas, causando temor aos habitantes, porém, até a manhã desta quinta-feira (6) não havia registros oficiais de pessoas feridas ou mortas por conta do incêndio.
De acordo com moradores de Groaíras e de Sobral, nesta época do ano, as altas temperaturas na região oferecem alto risco da propagação de incêndios de origem espontânea na vegetação ressequida.

Queimadas - Ainda de acordo com alguns moradores, nesta época do ano, são comuns as queimadas na região da Serra do Boqueirão, na Meruoca do Jordão.
O Corpo de Bombeiros Militar enviou equipes para a área e, no caso de agravamento da situação, poderá pedir o auxílio para uso de helicópteros da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para o lançamento de jatos d’água na área em chamas.

Veja mais imagens da devastação causada pelo incêndio

Nenhum comentário:

Postar um comentário