sábado, 29 de agosto de 2020

Obras de recuperação da barragem de Jati serão concluídas neste domingo

Os trabalhos chegaram a 84% e a previsão de término da recuperação da estrutura danificada é do Ministério do Desenvolvimento Regional, que mantém uma equipe de operários trabalhando de forma contínua

 

O reconhecimento do decreto de emergência ambiental facilita ações de assistência aos moradores atingidos

Mais de 84% dos serviços de recuperação da barragem de Jati, no Sul do Ceará, já foram executados e a conclusão deve ocorrer neste domingo (30). As informações são do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). O Governo Federal reconheceu, nesta semana, a situação de emergência no Município e autorizou o repasse de mais de R$ 100 mil para demandas urgentes.
No último dia 21, a cidade vivenciou o rompimento do conduto da barragem, que faz parte do Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF). Os técnicos ainda debatem sobre as possíveis causas do rompimento e uma auditoria independente será instaurada. Os peritos estarão em campo a partir da próxima terça-feira (1º), segundo o Ministério.
Após o susto, moradores já puderam retornar às suas residências, ao longo desta semana. Porém, os trabalhos na barragem seguem de forma intensa, sob regime de 24 horas. A equipe que trabalha no local tem cerca de 80 profissionais, além de equipamentos - como 45 caminhões, cinco tratores e sete escavadeiras.

Relembre - O incidente que provocou um vazamento na barragem, na sexta-feira (21), aconteceu um dia após o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, visitar a barragem e acionar a comporta de liberação de água. Apesar do susto, o MDR garante que o rompimento não causou danos à estrutura do reservatório.

Evacuação - No dia do vazamento, cerca de 2 mil pessoas foram evacuadas preventivamente. Destas, quase 1,3 mil puderam voltar imediatamente, já que suas residências não estavam em área de risco. Na última terça-feira (25), os demais moradores evacuados – 710 que estavam hospedados em casas de familiares e 22 em hotéis – foram autorizados a retornar, por meio de transporte cedido pelo MDR e Prefeitura de Jati.

Nenhum comentário:

Postar um comentário