sábado, 8 de agosto de 2020

Recuperação - Fortaleza tem menos de 10 óbitos diários por Covid-19 há duas semanas seguidas

No pico da pandemia, os registros eram superiores a 80 por dia

 O cearense Eliezer Saldanha, de 75 anos, recebeu alta após ficar internado no Hospital Leonardo Da Vinci, em Fortaleza. — Foto: Camila Lima

O cearense Eliezer Saldanha, de 75 anos, recebeu alta após ficar internado no Hospital Leonardo Da Vinci

Fortaleza alcança há duas semanas seguidas menos 10 óbitos diários em decorrência da Covid-19 - a doença provocada pelo novo coronavírus, conforme Boletim epidemiológico da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) divulgado nesta sexta-feira (7). No pico da pandemia, os registros eram superiores a 80 a cada 24 horas.
De acordo com o boletim, os casos fatais representam um arrefecimento da infecção na cidade e confirmam "o atual padrão de transmissão residual". Ao todo, a capital cearense já soma 43.423 casos confirmados da enfermidade, dos quais 3.733 foram fatais.
O documento também traz a informação de que a média móvel de novos óbitos ocorridos no município é o menor da série histórica, que data do fim de março deste ano. A média móvel é uma forma de ter uma noção da evolução da doença de forma mais real, considerando a soma de todos os dias da semana e dividindo o número obtido por sete (equivalente aos dias).
Desta forma, nesta sexta-feira (7), a média móvel de novos óbitos em Fortaleza é de duas mortes por dia. No fim de março, quando se tem os primeiros registros de falecimentos, esse número era de 2,1. No auge da pandemia, nos 20 primeiros dias de maio, eram 98% óbitos por dia registrados em toda a cidade.
Conforme o boletim, a partir da última semana de maio, a média móvel de óbitos passa a cair tão rapidamente quanto subiu para o pico, no fim de abril. Para se ter uma noção, a redução nessa variável entre o pico (91,6) e hoje (2,0) é de 91,6%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário