sábado, 19 de setembro de 2020

Pinguim é achado morto com máscara no estômago no litoral de SP

Há alguns meses especialistas têm apontado para a presença de máscaras como um novo tipo de lixo na faixa litorânea

A máscara facial N95 estava presa no estômago do animal, o que causou morte por inanição

Um pinguim-de-Magalhães foi encontrado por banhistas morto na praia de Juquehy, em São Sebastião, litoral norte de São Paulo. O caso seria mais um entre muitos animais marinhos que aparecem mortos no litoral paulista, não fosse por um detalhe que chocou os biólogos que realizaram a autópsia.
Profissionais do Instituto Argonauta, em Ubatuba, para onde o corpo do animal foi levado, detectaram uma máscara facial N95 presa no estômago do animal, o que causou morte por inanição. Há alguns meses o instituto já vinha alertando para a presença de máscaras como um novo tipo de lixo na faixa litorânea.
O problema se agravou no feriado de 7 de Setembro, quando a maioria das praias ficou tomada por lixo deixado pelos turistas e moradores. Muitas máscaras foram encontradas na areia e no mar. No dia seguinte, uma tartaruga marinha foi localizada, também por banhistas, com uma garrafa plástica presa na garganta, na praia do Perequê, em Ilhabela.
Segundo levantamento do instituto, de 16 de abril até 13 de setembro deste ano, foram encontradas 113 máscaras descartadas de forma incorreta nas praias do litoral norte.
Um pico foi registrado no feriado de Independência, especificamente no dia 8 de setembro, quando foram encontradas dez máscaras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário