domingo, 8 de novembro de 2020

CONTRA QUEIMADAS - Quixadá recebe o 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do Ceará

Equipamento teve investimento de mais de R$ 2 milhões, contando com a construção de 1.400 m² de área, viaturas, material operacional e mobília

Primeiro Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do Ceará fica em Quixadá

Nos primeiros sete meses de 2020, o Ceará registrou 781 incêndios em vegetações. Para agilizar o combate dessas ocorrências, comuns devido ao clima seco, foi inaugurada neste sábado (07), em Quixadá, a sede do 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal do Estado. O equipamento teve um investimento total de mais de R$ 2 milhões, contando com a construção de 1.400 m² de área, viaturas, material operacional e mobília.
A entrega foi realizada pelo governador Camilo Santana (PT), acompanhado do secretário estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, e do comandante geral do Corpo de Bombeiros, Eduardo Holanda.
"O equipamento foi implantado numa área estratégica para auxiliar a região do Sertão Central, que é mais sensível à queimadas, e para gerenciar em nível estadual a logística e o combate aos incêndios em vegetação".
Incialmente, 20 bombeiros atuarão no local, mas, o efetivo empregado chegará a 35 militares.
A unidade foi construída pela Superintendência de Obras Públicas (SOP) ao lado do Aeroporto de Quixadá. No local estão de prontidão duas viaturas operacionais, uma viatura nova de combate a incêndio e salvamento (ABTS), sendo uma das cinco primeiras adquiridas pelo governo com este perfil, podendo atuar tanto no combate a incêndio como na busca e salvamento.
Outra viatura do tipo pick-up 4×4 também está disponível, equipada com bomba-tanque portátil de incêndio florestal concebida para melhorar o tempo de resposta das ocorrências além de combater focos de fogo em locais de difícil acesso.
Comandante geral do Corpo de Bombeiros do Ceará, Eduardo Holanda enfatizou que o batalhão conta com equipamentos de primeira linha e profissionais qualificados.
Além da atuação operacional na região do Sertão Central, o 1º Batalhão de Combate a Incêndio Florestal também vai prestar serviços de fiscalização e vistorias de edificações por meio do Comando de Engenharia e prevenção de incêndio (CEPI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário