segunda-feira, 9 de novembro de 2020

PF prende suspeito por tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro em condomínio de luxo na Grande Fortaleza

Além do suspeito, um outro homem foi preso em Barbalha - A polícia também cumpriu três mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e Barbalha


PF cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência onde o homem preso no condomínio de luxo reside

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta segunda-feira (09), um suspeito de tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro, em um condomínio de luxo em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza. A prisão fez parte de uma operação do órgão no Ceará e em outros cinco estados. Um outro suspeito foi preso em Barbalha. A polícia também cumpriu três mandados de busca e apreensão em Juazeiro do Norte e em Barbalha, no Sul do Ceará.
De acordo com a Polícia Federal, o suspeito preso no condomínio de luxo mora em Juazeiro do Norte e estava em um apartamento alugado em Aquiraz. Após a prisão, o homem foi levado para a sede da superintendência da PF em Fortaleza. Já o homem preso em Barbalha, foi encaminhado para a Delegacia Municipal da cidade.
A Operação Símios tem como objetivo desarticular organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas para a Europa e lavagem de dinheiro. A organização criminosa tem como especialidade o transporte e armazenamento de cocaína em grandes quantidades em território nacional, a fim de ocultá-la em cargas exportadas via portos brasileiros para a Europa em contêineres.

Cocaína em carga de bananas - A investigação começou no dia 21 de junho de 2019 quando a Receita Federal do Brasil, no Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife, apreendeu 808 quilos de cocaína, camuflada em carga de bananas que seria exportada para Bélgica.
A Polícia Federal, então, iniciou a investigação criminal, tendo apoio da Receita Federal na troca de informações sobre os criminosos. As investigações, até o momento, revelam que o grupo criminoso é formado por integrantes espalhados por estados do Nordeste, mas com atuação também no Norte do país. 

Cocaína estava escondida em carga de bananas

Na operação foram mobilizados 80 policiais federais. Ao todo, 15 pessoas já foram indiciadas pelos crimes tráfico e financiamento ao tráfico de drogas; organização criminosa e lavagem de dinheiro. As penas podem variar de três a 20 anos de reclusão, mas, considerado o concurso de crimes, podem chegar ao limite máximo de 30 anos de cumprimento da pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário