terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Ceará deve ter volume de chuva dentro da média no 1º trimestre de 2021

Segundo prognóstico inicial a região mais favorecida é o Norte do Estado, mas tudo vai depender do aquecimento das águas superficiais do Atlântico Tropical Sul que ainda está fria em relação à porção norte


Primeiro trimestre de 2021 tem tendência de chuva dentro da média, aponta previsão meteorológica

A previsão do tempo para o primeiro trimestre de 2021 no Ceará indica maior possibilidade de chuva dentro da média histórica ou um pouco acima para a região noroeste e dentro da normalidade ou um pouco abaixo para o sul do estado.
Para o trimestre – janeiro, fevereiro e março –, a média pluviométrica é de 420 milímetros. Março deve ter o maior volume nesse período: 203 milímetros.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), revelou preocupação com o prognóstico. "A temperatura do Oceano Atlântico Tropical Sul não está como a esperada para o momento, mas vamos aguardar um pouco mais, uma definição na segunda quinzena de janeiro, o que pode trazer mais chuvas".
A atual temperatura das águas superficiais do Atlântico Equatorial e Tropical Sul pode inibir a formação de nuvens de chuva para o primeiro trimestre de 2021.

Previsão da Funceme - A Funceme, órgão estadual que elabora previsão do tempo, ainda não definiu a data para anunciar o primeiro prognóstico para a quadra chuvosa de 2021, o que normalmente ocorre por volta de 20 de janeiro.
Para os próximos três dias, o instituto prevê “tempo com nebulosidade variável com possibilidade de chuva isoladas em todas as regiões cearenses”. O instituto não quis analisar, entretanto, as precipitações deste mês.
Para o mês de janeiro, o esperado são 98 milímetros. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário