quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

Chuvas de pré-estação devem manter baixa tendências dos últimos anos

 Pré-Estação inicia em dezembro e segue até janeiro, antecedendo o intervalo de chuvas no Estado

O mês de dezembro marca o início da pré-estação no Ceará. O período vai até janeiro e é caracterizado pela presença de instabilidades meteorológicas em regiões próximas ao Ceará, que influenciam nas médias da quantidade de chuva no Estado.  A tendência para os próximos meses é que as chuvas no Ceará fiquem próximas à normal climatológica cearense, correspondente a outras épocas.
No início do ano, as chuvas da pré-estação se concentraram na faixa litorânea, Maciço de Baturité e em parte do Sertão Central. Já em dezembro de 2019, a macrorregião que mais contabilizou na média de chuvas do Estado foi o Litoral de Fortaleza, com 20.4 mm.
O principal causador das chuvas em dezembro é o sistema meteorológico Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAS), assim como as frentes frias que atingem a Bahia e se direcionam para o Ceará. Mesmo que o fenômeno não chegue até o Estado, regiões como o Cariri costumam registrar algumas precipitações - isso porque a região está próxima de áreas de instabilidade atingidas pelos sistemas meteorológicos.
Em dezembro de 2020, por ora, ainda não foram observadas precipitações na macrorregião. A média de chuvas normal do período é de 66.1 milímetros, baseada em referências da normal climatológica que reúne cerca de 30 anos de dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Entre as macrorregiões que contabilizaram índices de chuvas neste início do mês, estão o Maciço de Baturité com 7,1 mm; o Litoral de Fortaleza com 1,7 mm; e o Sertão Central e Inhamuns com 0,4 mm. Todos os índices estão abaixo da média, mas vale lembrar que a variação é normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário