quinta-feira, 14 de janeiro de 2021

Governo Federal reconhece situação de emergência em Deputado Irapuan Pinheiro, Mombaça e outros 9 municípios do Ceará

 Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população

Onze municípios do Ceará estão em situação de emergência por conta da seca, segundo o Governo Federal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (14). As cidades são:
Cedro  - Deputado Irapuan Pinheiro – Itapajé – Jaguaretama – Madalena – Milhã – Mombaça - Monsenhor Tabosa – Parambu - Quixeramobim e Solonópole.

Apoio emergencial - Com a medida, as localidades poderão ter acesso a recursos federais para ações de socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais à população. O apoio emergencial por meio do MDR é complementar à atuação dos governos estaduais e municipais. O auxílio pode ser solicitado sempre que necessário – inclusive em situações recorrentes, como é o caso de desastres ocasionados por seca ou chuvas intensas.
Para receber auxílio emergencial por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) do MDR, estados e municípios precisam obter o reconhecimento federal de situação de emergência ou de calamidade pública, deferido pelo Governo Federal após a análise do decreto estadual.
O reconhecimento de situação de emergência pode ser renovado, dependendo do quadro de estiagem.
Prefeituras e governos estaduais devem apresentar o diagnóstico dos danos e um plano de trabalho para a execução das ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário