sexta-feira, 29 de janeiro de 2021

Zelador é morto em abordagem da PM em Fortaleza - Era surdo e não teria ouvido a ordem de parada

A família de Reginaldo Rodrigues afirma que ele era trabalhador - Já a Polícia Militar alega desobediência do homem e posse de uma arma de fogo

A família afirma que Reginaldo era surdo e não teria ouvido a ordem de parada policial

Mais uma pessoa morreu em intervenção policial no Ceará. A família de Reginaldo Dias de Souza Rodrigues, de 36 anos, afirma que ele era trabalhador e não estava envolvido com a criminalidade. Já a Polícia Militar do Ceará (PMCE) ressalta os antecedentes criminais e alega desobediência e posse de uma arma de fogo. Suspeitos ou não, 772 pessoas foram mortas em intervenções policiais, no Estado, nos últimos cinco anos.
Reginaldo Rodrigues, um homem negro e pobre, foi morto por uma equipe do 18º Batalhão Policial Militar (18ºBPM), no bairro Bela Vista, na noite da última quinta-feira (28). De acordo com nota da Polícia Militar, a região tem "histórico da prática de tráfico ilícito de entorpecentes" e Reginaldo, "com passagens por dois crimes de roubo", estava "trafegando em uma motocicleta em atitude suspeita".
"Segundo os PMs que estavam na ocorrência, eles decidiram realizar a abordagem ao indivíduo, que teria desobedecido à ordem de parada. Os militares relataram que foi dado novo comando de parada e que a ordem foi descumprida novamente e, em seguida, o suspeito teria sacado um revólver e apontado para os policiais. Nesse momento, os policiais informaram que foi efetuado disparo contra Reginaldo, que foi alvejado e veio a óbito na unidade hospitalar para onde foi socorrido".

Versão da família é diferente - A versão da família de Reginaldo é diferente. O polidor Marciano Pereira conta que o primo morto tinha surdez e trabalhava como zelador de um shopping em Fortaleza. Segundo ele, os tiros efetuados pela Polícia Militar atingiram as costas e o pescoço do familiar.
Marciano também critica a atuação da Polícia na região: "Toda vida, a abordagem deles é desleal. Eles não sabem chegar 'pra parede', normal. Ao contrário, já chegam batendo, esculhambando. Não sabem quem é cidadão. Só porque a gente mora numa periferia dessas, não é que todo mundo é vagabundo, marginal".
Ainda de acordo com a Polícia Militar, o caso é investigado pelo 10º DP (Antônio Bezerra), da Polícia Civil do Ceará (PCCE), para onde foi levado um revólver calibre 38 apreendido com Reginaldo.
Já a Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD) informou que determinou a instauração de procedimento disciplinar para a apuração da ação policial na seara administrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário