segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Chuvas de pré-estação ajudam Trussu manter aporte hídrico

 O açude Carlos Roberto Costa, é responsável pelo abastecimento das cidades de Iguatu e Acopiara

O aumento no mês de janeiro foi de 2% - Expectiva é que começo da quadra invernosa o nível chegue pelo menos 50% 

Apesar do recente prognóstico apresentado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME não ser muito animador, com expectativa de chuvas abaixo da média para a Região Centro-Sul, a esperança de moradores e agricultores é que esse cenário mude. As pespectivas é de boa recarga hídrica nos reservatórios, principalmente no açude Dr. Carlos Roberto Costa, responsável pelo abastecimento das cidades de Iguatu e Acopiara.
O Trussu encerra janeiro, mês de pré-estação, com um aporte de 19% da capacidade hídrica, melhor índice se comparado aos últimos sete anos de seca, principalmente ano passado. O açude vem nos últimos dois dias mantendo a cota, pegou pequeno aporte de 2%.
Atualmente, o açude está em torno de 50 milhões de metros cúbicos. Ano passado nesse mês período o reservatório apresentava menos de 5 milhões.

Previsão - De acordo com o prognóstico da FUNCEME, o Ceará tem 50% de chance de chuvas abaixo da média histórica nos três primeiros meses: fevereiro, março e abril. 40% de chances de chuvas em torno da média e ainda apenas 10% de possibilidade de o período de “inverno” ficar com chuvas acima da média histórica. A média histórica de chuvas no Ceará de acordo com a FUNCEME é de: fevereiro: 118,6mm; março: 203,4mm; abril: 188mm; e maio: 90,6mm, período chamado de Quadra Chuvosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário