segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Covid-19 - Falsa vacinação em idosos é registrada em seis municípios brasileiros

As denúncias foram registradas por parentes e acompanhantes por meio de vídeos gravados na hora da aplicação

Vacinação de idosos no Centro de Eventos em Fortaleza sendo registrada por familiar - No país, casos de não aplicação foram registradas em seis municípios, nenhum no Ceará até o momento

Desde o início da vacinação contra a Covid-19, no Brasil, no dia 18 de janeiro, casos de não-vacinação em idosos foram registrados no País. A não aplicação da vacina foi apontada em seis municípios: Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Petrópolis (RJ), Goiânia (GO), Maceió (AL) e em Salto (SP). As denúncias foram feitas por parentes e acompanhantes através de vídeos gravados no ato da aplicação. No Ceará, nenhum caso foi anotado até o momento.
Na última sexta-feira (12), três idosos que estiveram em tendas de vacinação na Zona Oeste do Rio, em Niterói, Região Metropolitana, e em Petrópolis, na Região Serrana, não receberam o imunizante. Em Niterói, é possível ver em vídeo uma técnica de enfermagem colocando apenas a ponta da seringa em um idoso. No momento da aplicação, a profissional não empurra o êmbolo para injetar o líquido.
Familiares perceberam que o imunizante não havia sido aplicado após assistirem ao vídeo da vacina somente quando chegaram em casa. O caso foi levado à Prefeitura do município, que informou que a técnica de enfermagem foi afastada e que o idoso recebeu a vacina em casa após o acontecido.
Na cidade do Rio de Janeiro, a família de uma idosa também registrou a imagem do momento da aplicação da vacina, e percebeu que a dose não havia sido imunizada. Na ocasião, um familiar chamou atenção do profissional de saúde. Só assim a seringa foi novamente injetada e a vacina aplicada. O caso também aconteceu na última sexta-feira.

Petrópolis (RJ) - Uma idosa de 94 anos acreditou ter recebido a vacina, mas a seringa estava vazia. Também por meio de vídeo, foi possível ver a técnica em enfermagem tentando tirar a proteção da agulha da seringa. Um familiar que estava gravando o momento pediu para que a profissional trocasse a seringa. Em seguida, a técnica se dirigiu à tenda montada e pegou outra seringa. No entanto, ao retornar, a seringa ainda sem dose foi aplicada na idosa.
Em nota, a prefeitura de Petrópolis confirmou que a seringa estava vazia. A prefeitura também afirmou que entrou em contato com o familiar da idosa e já realizou a aplicação do imunizante na paciente. A técnica de enfermagem é contratada pela prefeitura e também foi afastada.

Goiânia (GO) - Na última quarta-feira (10), a idosa Floramy de Oliveira Jordão, de 88 anos, foi receber a primeira aplicação da vacina contra a Covid-19, em Goiânia (GO). No entanto, o momento não foi realizado e foi registrado por meio de uma filmagem da filha da aposentada, Luciana Jordão, de 57 anos. Segundo ela, a profissional enfiou a agulha no braço da idosa, mas não injetou a dose do imunizante.
Luciana relata que a agente de saúde respondeu que havia vacinado, mas, ao ser confrontada sobre o líquido estar na seringa, pediu desculpas e disse que não tinha percebido.

Maceió (AL) - Uma profissional de saúde de Maceió foi afastada, no dia 28 de janeiro, após não aplicar corretamente a vacina contra a Covid-19 em uma idosa de 97 anos. A falha foi registrada em vídeo, o qual foi divulgado nas redes sociais. Secretaria da Saúde do município confirmou o caso.

Salto (SP) - Uma enfermeira aplicou a vacina contra Covid-19 em um idoso de 80 anos após perceber que a seringa estava vazia na primeira tentativa durante a vacinação por drive-thru. Em nota, a prefeitura afirmou que foi um problema ocasional e que não há golpe na vacinação municipal. Neste caso, a profissional percebeu que não havia injetado a dose do imunizante. O reconhecimento do erro foi registrado em vídeo.

No Ceará, "vídeo editado" - No Ceará, no dia 20 de janeiro, um vídeo sobre a vacinação contra Covid-19, no município de Quixadá, circulou nas redes sociais informando sobre uma falsa vacinação na região. Nas imagens, a secretária da Saúde do Município, Benedita Oliveira, aparece sendo vacinada, mas no ato da aplicação do imunizante não se vê a dose sendo injetada, conforme as imagens do vídeo.
Em nota, a Prefeitura informou que o vídeo que circula é editado e não se trata de um conteúdo confiável. O órgão divulgou vídeo em que mostra um profissional de saúde preparando a dose da vacina aplicada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário