segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

Lancha desaparece com cinco amigos depois de sair do Rio de Janeiro em direção a Fortaleza

No último contato, na sexta-feira (29), um dos ocupantes da embarcação informou que as condições do mar estavam ruins, com a maré alta e muito vento, e que as roupas e comida deles estavam molhadas

No último contato, um dos tripulantes mandou a localização da embarcação

Cinco amigos — sendo quatro cearenses e um gaúcho — desapareceram em uma lancha no mar do Rio de Janeiro, quando navegavam de volta à Fortaleza. O grupo viajou ao Rio, no último dia 23 de janeiro, para que um deles, o empresário Ricardo José Kirts, realizasse a compra da embarcação. Eles estão desaparecidos desde o último sábado (30).
O grupo é formado por Ricardo, o também empresário Domingos Sávio, um mecânico, um pescador e o comandante da embarcação, que não tiveram os nomes completos divulgados.
A Marinha do Brasil informou, por meio do Comando do 1° Distrito Naval (Com1ºDN), que tomou conhecimento, na manhã de domingo (31), do desaparecimento da Embarcação de Esporte e Recreio “O Maestro”, supostamente na altura de São João da Barra (RJ).
A mulher de um dos navegantes, Vitória Magalhães, revelou que eles tentaram começar a viagem de volta no dia 26, mas a embarcação apresentou problemas técnicos no motor e nas bombas, então, eles tiveram de parar para consertar. No dia 28, eles prosseguiram a viagem, com direção à Vitória (ES), para reabastecer a lancha.
O grupo saiu do Bairro Urca, no Rio de Janeiro, após fazer os reparos necessários na embarcação. Ela revelou também que, no último contato — às 23h23 da sexta-feira (29) — o marido mandou a localização de onde estavam, Farol de São Thomé (RJ).
De acordo com Vitória, na última vez em que se falaram, o marido disse que as condições do mar estavam ruins, com a maré alta e muito vento; e que as roupas deles e a comida estavam molhadas, e que eles iam em direção à capital do Espírito Santo.
Ela falou que quando entrou em contato com a Marinha, pediu que eles tentassem contato com os navegantes, via rádio, mas as autoridades não conseguiram comunicação com a embarcação de imediato.
Contudo, nesta segunda-feira (1º), ela disse que a Marinha confirmou o pedido de socorro foi da lancha "O Maestro". Ela tem medo de o grupo estar à deriva, porque um dos motores da lancha (que possui dois) tinha parado de funcionar, segundo relato do seu marido.
A Marinha informou ter acionado “imediatamente, o Salvamar Sueste, estrutura responsável por busca e salvamento no mar, que acionou o Navio-Patrulha ‘Macaé’ e duas aeronaves, sendo uma da corporação e outra da Força Aérea Brasileira (FAB)". Além disso, a Marinha afirma que emitiu aviso por rádio para alertar e solicitar apoio a todas as embarcações nas áreas próximas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário