quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Nível do rio Salgado sobe e a Cachoeira de Missão Velha começa a transbordar

Chuvas no Cariri trazem de volta a queda d´água da cachoeira de Missão Velha

As duas mais recentes chuvas, acima de 100mm, que banharam municípios do Cariri cearense, provocaram a cheia da Cachoeira de Missão Velha, um dos pontos turísticos da região. Na última terça-feira (16), o nível da água aumentou, atraindo moradores e visitantes de cidades próximas.

Curso da água - A cachoeira de Missão Velha recebe diretamente as águas que caem no próprio município e em Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Nestas duas últimas cidades foram registradas precipitações acima de 70mm, que modificaram a paisagem da região, prevalecendo agora o verde.
A confluência das águas que formam o rio Salgado compõe três quedas d’água de aproximadamente 12 metros de altura. O recurso hídrico contribui, após desaguar no rio Jaguaribe, no município de Icó, com o aporte do açude Castanhão, o maior do Ceará, que abastece a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e as Bacias Hidrográficas do Médio e Baixo Jaguaribe.
A cachoeira de Missão Velha é um dos nove geossítios que compõem o Geopark Araripe. Além da bela paisagem, apresenta aspectos geológicos interessantes, como a sua rocha sedimentar de arenito da formação Cariri, com aproximadamente 420 milhões de anos.

Alagametos - Além do espetáculo de beleza natural da queda da água na Cachoeira de Missão Velha, a chuva provocou pontos de alagamento em ruas da cidade e no cruzamento da CE-292, que foi duplicada recentemente, entre Barbalha e Missão Velha, pelo governo do Estado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário