quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Operação Carro-Pipa está paralisada no Ceará

Afirma Sindicato dos Pipeiros

Responsável pela assistência a 250 mil famílias rurais, a Operação Carro-Pipa está paralisada no Ceará. A informação foi confirmada pelo Sindicato dos Pipeiros do Ceará (Sinpece), que alerta para o impacto no interior do Estado. A Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) manifestou preocupação com a decisão, enquanto o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) não enviou esclarecimentos sobre a paralisação do programa.
Apesar das últimas chuvas ocorridas neste mês, há milhares de moradores em áreas isoladas da zona rural que dependem do abastecimento. A suspensão do serviço, por tempo indeterminado, segundo o Sinpece, decorre da falta de transferência de recursos do Governo Federal para os quartéis que gerenciam o programa no Estado. A entidade afirma que a paralisação começou no último dia 16 e hoje atingiu todo o Estado.
Além das 250 mil famílias atingidas, a paralisação total do programa de distribuição de água afeta também 350 pipeiros. O Sincepe informou que as regiões do Sertão Central e dos Sertões de Canindé são as áreas mais críticas e que ainda necessitam de distribuição de água por meio dos caminhões-pipa.

Preocupação - A suspensão do programa e a previsão recente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de que há 50% de probabilidade para a ocorrência de chuvas abaixo da média até o mês de maio, amplia o temor entre os secretários de Agricultura e coordenadores de Defesa Civil no interior cearense.
No Ceará, a Operação Caminhão-Pipa é executada pelo 40º Batalhão de Infantaria, em Crateús; o 23º Batalhão de Caçadores (23BC) e o 10º Depósito de Suprimentos (D Sup), em Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário