quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

ORÓS - Mutirão de moradores faz limpeza de canal no distrito de Guassussê

O curso da água, que é oriunda do açude Orós e abastece mais de três mil famílias de localidades ribeirinhas até o açude Lima Campos, está comprometido por lixo, animais mortos e entulho

A água, oriunda do açude Orós, segue o percurso entre as localidades de Pedregulho, Guassussê e Igarói até o açude Lima Campos para abastecer mais de três mil famílias

Moradores do distrito de Guassussê, na zona rural de Orós, no Centro-Sul cearense, se mobilizaram para limpar o canal que abastece comunidades rurais do entorno da localidade. Nos últimos três dias houve um mutirão de limpeza do escoadouro.
Dezenas de sacos cheios de lixo foram retirados do canal durante a ação voluntária. 

Trabalho voluntário recolhe dezenas de sacos cheios de lixo do canal que leva água ao distrito de Guassussê, na zona rural de Orós

Curso da água - A água é oriunda do açude Orós, o segundo maior do Ceará, e segue o percurso entre as localidades de Pedregulho, Guassussê e Igarói até o açude Lima Campos para abastecer mais de três mil famílias. Balneários que funcionam no percurso, aproveitam a mesma água para banho dos clientes, nos fins de semana.
Apesar de todo esforço e trabalho, ainda há muito lixo poluindo o manancial. “Há muitas garrafas PETs, de vidro, plástico e até uma televisão foi encontrada dentro do canal. As pessoas jogam lixo na rua que desce para o canal, trazido pelas chuvas”.

Moradores de Guassussê, em Orós, fazem três dias de mutirão de limpeza para reduzir poluição de canal

Nas margens da rodovia no entorno do canal é visível o acúmulo de lixo que é descartado de maneira irregular: podas de árvores, carcaças de animais e entulhos de construção contribuem para a poluição.
Além da poluição, há o assoreamento natural do leito do manancial, que prejudica o armazenamento da água já reduzido.
A Prefeitura de Orós, por meio de nota, disse que tem “feito esforços no sentido de proibir a prática irregular de descarte de entulhos e resíduos em locais diversos do canal e de seu entorno, e que já determinou ao secretário da pasta para fazer a limpeza do local imediatamente e a colocação de placas proibindo que a população despeje lixo, evitando a poluição do canal”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário