segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

POLÍTICA - Rodrigo Pacheco é eleito o novo presidente do Senado com 57 votos

 A votação ocorreu nesta segunda-feira

Rodrigo Pacheco foi eleito com 57 votos

Com 57 votos, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) foi eleito o novo presidente do Senado Federal, na noite desta segunda-feira (1º).
Após desistência de três candidatos, Rodrigo disputou com Simone Tebet (MDB-MS), que teve 21 votos. Os senadores Jorge Kajuru (Cidadania-GO), Major Olímpio (PSL-SP) e Lasier Martins (Podemos-RS) abriram mão das suas candidaturas para apoiar Simone.
Rodrigo Pacheco recebeu apoio de nove partidos: DEM, PT, PP, PL, PSD, PSC, PDT, Pros e Republicanos, além do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). 
Com três ausências, a Casa teve 78 senadores votantes. Não compareceram os senadores Jaques Wagner (PT), que está de licença médica devido à cirurgia realizada no último dia 22 de janeiro, e Jarbas Vasconcelos (MDB-PE). Já Chico Rodrigues (DEM-RR) está afastado do mandato desde outubro de 2020, após ser flagrado com dinheiro na cueca.

A votação - Os votos foram colocados em cédulas de papel inseridas em envelopes e depositadas em quatro urnas. Duas foram colocadas fora do plenário, para senadores do grupo de risco - que também podem votar por sistema drive-thru. Os senadores foram chamados um por um, por ordem de criação do estado e idade, e podiam votar em até seis minutos.

Mesa da Casa - Eleito, é Rodrigo Pacheco quem decidirá quando se dará a eleição dos demais integrantes da Mesa. Os senadores devem realizar outras três votações para definir vice-presidentes, secretários e suplentes.

Poder e atribuições - A presidência do Senado confere ao seu ocupante uma série de prerrogativas constitucionais. Além do poder decisório em relação às matérias que serão colocadas em pauta, nas comissões permanentes e no plenário, o posto também representa o terceiro cargo na linha de sucessão para substituir o presidente da República, na ausência do próprio vice do Executivo e do presidente da Câmara dos Deputados.
É o comandante da chamada “Câmara Alta” o responsável por dar posse ao presidente da República e fazer convocação extraordinária do Congresso em caso de decretação de intervenção federal ou de estado de defesa, assim como pedir autorização para decretar estado de sítio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário