terça-feira, 2 de fevereiro de 2021

Rodovia na zona rural de Iguatu registra acidentes graves e moradores cobram por fotossensor

 O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará informou que concluiu em novembro de 2020 o projeto de sinalização e implantação de redutores físicos de velocidade da CE-536

Em menos de quatro meses, dois acidentes graves, tendo crianças como vítimas, foram registrados no trecho da CE-536 que corta a zona rural de Iguatu, na região Centro-Sul cearense. Um motociclista morreu. Os moradores cobram a instalação de fotossensores com o objetivo de reduzir a velocidade de tráfego na via.
O mais recente acidente no trecho da CE-536 teve como vítima a neta, de oito anos de idade, da aposentada e dona de casa Luíza Henrique de Oliveira. A menina foi atropelada no último sábado (30), por uma moto, ao tentar atravessar a via. “Temos muitos acidentes com mortes aqui nessa estrada e estamos muito apavorados com essa situação porque vai morrer mais gente aqui”.
Segundo Luíza Henrique, os carros e motos não respeitam as faixas de pedestres e trafegam em alta velocidade. “Aqui tem muitas crianças e idosos e depois que passaram o asfalto ficou muito perigoso. Se não tomarem providências, a comunidade vai se reunir e quebrar o asfalto”.
A rodovia tem cerca de 12 km de extensão e liga a zona rural de Iguatu – sítios Gameleiras, Barra e Cavaco – à Vila Antonico, em Quixelô. Era uma estrada vicinal, de terra, mas passou a ser trecho estadual em 2020 e a via foi asfaltada.
São constantes relatos de acidentes envolvendo moradores da região. A estrada se torna mais perigosa pela falta de respeito aos limites de velocidade. A via tem faixas de pedestres e sinalizações verticais e horizontais.
No início deste ano, houve instalação de sistemas limitadores de velocidade - faixas brancas no asfalto e tachões. Mesmo assim, os acidentes continuam ocorrendo. Os moradores apontam pelo menos cinco pontos críticos na rodovia, principalmente próximo às casas, e cobram a instalação de lombada eletrônica.
O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará informou que concluiu em novembro de 2020 o projeto de sinalização e implantação de redutores físicos de velocidade da CE-536.
O Detran frisou que “a instalação de Linhas de Redução de Velocidade (LRV) no asfalto, funciona como elementos que estimulam a diminuição da velocidade, emitindo alertas para os motoristas trafegarem com atenção”. O órgão frisou que vai “reforçar a fiscalização no trecho com viaturas e agentes próximos ao local”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário