quarta-feira, 10 de março de 2021

ABASTECIMENTO - Três açudes no Ceará saíram do volume morto após início da quadra chuvosa

Um dos açudes que estava no volume morto em fevereiro sangrou no começo de março

Barragem do Batalhão, em Crateús, saiu do volume morto em fevereiro para sangrar em março

Desde o início da quadra chuvosa no Ceará, em 1º de fevereiro, três açudes que estavam no volume morto ou mesmo secos ganharam água e deixaram essa condição. São considerados no volume morto os açudes que têm água, mas não em nível suficiente para que haja retirada para abastecimento. Nos reservatórios nos quais não há tomada de água, é considerado volume morto o açude com menos de 5% da capacidade.
No começo da quadra chuvosa, o Ceará tinha 20 açudes secos ou no volume morto. Nesta terça-feira (09), conforme a resenha diária de monitoramento da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), o número estava em 17. Dos 155 reservatórios monitorados pela Cogerh, 12 estão em volume morto e outros cinco estão secos. No início de fevereiro, 14 estavam em volume morto e seis estavam secos.
Um dos reservatórios que saiu do volume morto foi a Barragem do Batalhão, em Crateús. O açude tinha 16,48% da capacidade no fim de fevereiro e, com as recentes chuvas, sangrou na semana passada.
E o Jatobá, em Milhã, estava seco no começo de fevereiro — condição abaixo do volume morto. No fim do mês passado, estava com 4,67% Nesta terça, chegou a 39,25%. A condição de volume morto varia conforme o reservatório e de acordo com as dimensões. Em açudes de maior porte, um menor volume pode representar ainda quantidade significativa de água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário