quarta-feira, 10 de março de 2021

Água da transposição do rio São Francisco chega ao Castanhão

Depois de dez dias percorrendo um caminho de 300 km entre o Cinturão das Águas e o Castanhão, as águas do Velho Chico chegam ao maior reservatório do Ceará

Passagem molhada na antiga Jaguaribara (Passagem do Pinguelo), onde passam as águas do rio Jaguaribe, por onde chegam as águas da transposição do rio São Francisco

Após mais de uma década de espera, as águas do Rio São Francisco chegaram ao Açude Castanhão nesta quarta-feira (10_. O anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT), por meio de suas redes sociais.
"Momento histórico para o nosso Estado. As águas do São Francisco percorreram os 300 km, incluindo o Cinturão das Águas, e chegaram ao açude Castanhão na tarde desta quarta-feira. Cerca de 4,5 milhões de cearenses serão beneficiados com a garantia hídrica da RMF, Cariri e Baixo e Médio Jaguaribe".
O governador lembra que a Comporta do CAC para receber as águas do São Francisco foi aberta no último dia 1º, em Missão Velha, e a previsão inicial era de chegar ao Castanhão em 30 dias, mas as chuvas intensas aceleraram o processo de transferência das águas. Essa foi uma luta de todos os cearenses.
Além de representar uma garantia hídrica no abastecimento de parte do Ceará, o novo fluxo deve estimular a atividade produtiva rural no Vale do Jaguaribe.
Antes da chegada ao açude Castanhão as águas do Velho Chico, misturadas com as águas da chuva, passaram por Jati, Missão Velha, Icó, Aurora, Lavras da Mangabeira, Jaguaribe e Jaguaribara.
Do Castanhão, a água do São Francisco percorre o Eixão das Águas até a Região Metropolitana de Fortaleza, onde abastece a Capital e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém.

VEJA O VÍDEO

Nenhum comentário:

Postar um comentário