segunda-feira, 1 de março de 2021

CEARÁ EM FEVEREIRO - Cariri foi região em que mais choveu, seguida de Ibiapaba, Sertão Central e Inhamuns

Nas regiões mais secas do Estado, no Sertão Central e Inhamuns, as chuvas estão acima da média no primeiro mês da quadra chuvosa

Chuva no Crato em 26 de fevereiro

As chuvas em fevereiro no Ceará alcançaram a média histórica para o mês puxadas por três regiões: Cariri, Ibiapaba e a grande região do Sertão Central e Inhamuns. O Cariri foi onde mais choveu no Ceará neste primeiro mês da quadra chuvosa. A média foi de 242,4 milímetros, 45,3% acima da média.

Chuvas em fevereiro por macrorregião

Já o Sertão Central e Inhamuns, que abrange os locais mais secos do Estado e tem o maior território entre as macrorregiões, foi a segunda área onde as chuvas do mês mais superaram a média histórica. Foram 140,1 milímetros, 33% acima da média para o período.
Embora na Ibiapaba tenha chovido mais, aquela região serrana tem média de chuvas superior à das áreas de sertão. Foram 175,4 milímetros, 20,4% acima da média histórica.
Os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) são parciais, e foram atualizados na tarde deste domingo, 28 de fevereiro.
Nas outras cinco macrorregiões do Ceará, as chuvas do mês ficaram abaixo da média histórica. O Litoral de Fortaleza teve o maior desvio negativo, com chuvas 47,8% abaixo da média histórica. Aliás, em toda a região litorânea, onde costuma haver concentrações maiores de chuvas, as precipitações ficaram abaixo da média em fevereiro.
No litoral do Pecém, choveu 72,3 milímetros, 44,2% abaixo da média. No Maciço de Baturité, outra região que costuma ter boas chuvas, as precipitações somaram 96,7 milímetros, desvio negativo de 23,8%.
Na região Jaguaribana, onde está o mais importante sistema hidrográfico do Ceará, choveu 94,5 milímetros, 17,5% a menos que a média.
No Litoral Norte, os 140 milímetros observados são 13,1% abaixo da média.
Na média do mês, choveu 138,2 milímetros na parcial até a tarde deste domingo, 16,5% acima da média histórica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário