segunda-feira, 1 de março de 2021

Funceme prevê boas chuvas em todo o Ceará até a próxima quarta-feira

Os primeiros dias do mês de março devem ser de bons eventos pluviométricos no Ceará, assim como acontecera no fim de fevereiro. A previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta para chuvas isoladas até a próxima quarta-feira (03) em todas as regiões do Estado.
De acordo com a Funceme, “chuvas mais intensas podem ocorrer nas regiões Centro-Sul e Oeste do Estado nesta segunda-feira”. Para esta terça-feira (02), a previsão é de nebulosidade variável em todas as regiões com chuva isolada na região Jaguaribana. Nas demais regiões, evento de chuva. Na quarta-feira, nebulosidade variável com chuva isolada em todas as regiões.

Março - Quando analisado a extensão de todo o mês, o prognóstico muda. Ainda segundo a Funceme, “o Ceará tem maior chance de apresentar chuvas abaixo da média entre os meses de março e maio”. O prognóstico climático para o trimestre “indica 50% de probabilidade de chuvas abaixo da média, 40% em torno da normalidade e ainda 10% de chances do acumulado total ser acima da média histórica”.

Quadra chuvosa - O primeiro mês da quadra chuvosa teve desvio positivo de 16,2%. Conforme dados da Funceme, o acumulado parcial até este domingo foi de 138,2 milímetros. De acordo com a última atualização dos dados, a macrorregião mais chuvosa em fevereiro foi o Cariri. O observado na região foi de 240,4 mm, o que indica 44,1% acima da média.
Outra área com precipitações acima da normal climatológica foi o Sertão Central e Inhamuns, com acumulado médio de 140,1 mm, o que representa um desvio de 33%. Nas demais macrorregiões, as chuvas de fevereiro ficaram abaixo da média. O Litoral de Fortaleza apresentou o menor acumulado, com 76,1 mm. Tal observado indica um desvio negativo de 47,8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário