terça-feira, 20 de abril de 2021

BARRAGEM DE JATI - Bombeamento em trecho do São Francisco será suspenso por 45 dias

 Interrupção já estava prevista e deve começar a partir de 10 de maio

Jati – Ceará > Em agosto de 2020, a comporta do reservatório Jati, no Ceará, foi acionada para liberar as águas do Projeto de Integração do Rio São Francisco para abastecer o Estado, por meio Cinturão das águas

O bombeamento no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco será suspenso por cerca de 45 dias, a partir de 10 de maio, para a execução de serviços de manutenção no Trecho 1, entre a captação e a Barragem Jati, no interior do Ceará. A interrupção é programada e já estava prevista.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) informou nessa segunda-feira, 19, serão realizadas manutenção na Estação de Bombeamento 1 e a troca de válvulas das motobombas das Estações de Bombeamento 2 e 3, responsáveis por levar a água do Velho Chico para Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A suspensão do bombeamento também será aproveitada para realizar a manutenção de revestimento nos canais que integram todo o sistema de operação do Trecho 1 do Projeto. A execução dos serviços foi discutida entre o MDR e os estados beneficiados.
Inicialmente, a previsão para realizar os serviços era 15 de março. No entanto, objetivando aproveitar melhor a quadra chuvosa (fevereiro a maio), aumentando a eficiência da chegada das águas ao Ceará, foi realizada a mudança para 10 de maio.
As águas da transposição chegaram ao açude Castanhão no último dia 10 de março. Do Castanhão, a água do São Francisco percorre o Eixão das Águas até a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), onde abastece a Capital e o Complexo Industrial e Portuário do Pecém, beneficiando cerca de 4,5 milhões de cearenses.
São aproximadamente 350 quilômetros (km) entre o reservatório Jati e o açude Castanhão. Antes de chegar ao maior reservatório do Estado, saindo de Jati, a água corre por 53 km no Eixo Emergencial do Cinturão das Águas (CAC). Na sequência, segue até Missão Velha, onde desemboca no Riacho Seco e, por gravidade, segue até o Rio Salgado, desaguando no Rio Jaguaribe até chegar ao Castanhão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário