sexta-feira, 14 de maio de 2021

Açude Aracape do Meio, em Redenção, atinge a capacidade máxima

Açude Acarape, em Redenção, atingiu nível máximo de capacidade nesta quinta-feira

O açude Acarape do Meio, localizado no município de Redenção, é o 19º reservatório a sangrar no Ceará em 2021. Dados de monitoramento Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) revelam que a água atingiu o nível máximo nesta quinta-feira, 13.
O monitoramento da Cogerh ainda revela que 15 açudes estão secos ou com volume morto. Ao todo, cinco açudes se encontram com volume seco: Forquilha II (Tauá), Madeiro (Pereiro), Monsenhor Tabosa (Monsenhor Tabosa), Pirabibu (Quixeramobim) e Salão (Canindé).
Outros dez estão com volume morto: Barra Velha (Independência), Castro (Itapiúna), Cipoada (Morada Nova), Joaquim Távora (Jaguaribe), Pompeu Sobrinho (Choró), Potiretama (Potiretama), São Domingos (Caridade), Sousa (Canindé), Trapiá II (Pedra Branca) e Várzea do Boi (Tauá). A situação de volume ocorre quando os açudes têm água, mas não em nível suficiente para que haja retirada para abastecimento. Eles são considerados com menos de 5% da capacidade.
No cenário mais positivo, o Estado registra 31 açudes com volume acima de 90% de sua capacidade.
Dos 155 açudes acompanhados pela Cogerh, 46 têm volumes inferiores a 30%.
Dentre os reservatórios estratégicos no abastecimento do Estado, o Castanhão, responsável pelo abastecimento de municípios do Vale do Jaguaribe e da Grande Fortaleza, registra volume acumulado de 12,97% e ainda inspira atenção. Já o Banabuiú, no Sertão Central, e o Orós, no Centro Sul, registram basicamente o mesmo volume do ano passado, 9,04% e 28,7%, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário