sábado, 15 de maio de 2021

Primeira quinzena de maio tem chuvas abaixo da média nos principais afluentes do Ceará

A primeira quinzena do mês de maio registrou precipitações em quase todos os 184 municípios cearenses. No entanto, as principais bacias hidrográficas do Estado: Salgado e Alto Jaguaribe, na região Sul do Ceará, foram as localidades que receberam menos chuvas.
A Bacia do Salgado registrou apenas 22,4 milímetros, ficando 65% abaixo da média normal meteorológica, que é de 65,5 mm. Já na Bacia do Alto Jaguaribe, foram observados apenas 28,2 mm, deixando o afluente 49% abaixo da média, que é de 55,3 mm para o mês. Os dados foram observados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Os afluentes são responsáveis por alimentar os dois principais reservatórios do Estado: Castanhão, que é responsável pelo abastecimento de Fortaleza e Região Metropolitana (RMF), e Orós, que abastece principalmente as cidades da região Centro-Sul do Ceará. Diante do cenário registrado e próximo do fim da quadra chuvosa, é necessário que as próximas precipitações ocorram nos locais certos, como nas bacias da Região Sul, para que haja escoamento da água em direção aos reservatórios estratégicos.
A configuração do abastecimento do sistema hídrico no Estado nos primeiros dias do mês de maio segue com os melhores índices na Bacia do Acaraú (98,3%); Baixo Jaguaribe (137,7%) e Metropolitana (169,2%). As que se encontram abaixo da média, além de Salgado e Alto Jaguaribe, são: Banabuiú (-32,2%); Coreaú (-12,9); Curu (-17,2%); Litoral (-20,9%) e Médio Jaguaribe (-26,3%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário