sábado, 24 de julho de 2021

Capitão da PM é denunciado pelo MPCE após utilizar viatura para fins pessoais durante motim

O agente ordenava que soldados pegassem os carros oficiais para o levarem em casa - Em um destes episódios, a área chegou a ficar descoberta de policiamento

Consta na denúncia que os soldados foram obrigados a deixar o capitão em casa, utilizando viatura da PM, e na volta o veículo foi tomado por homens encapuzados

Um capitão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) foi denunciado por peculato, na última terça-feira (20). Conforme acusação apresentada pelo Ministério Público Estadual por meio da Promotoria de Justiça Militar e Controle Externo da Atividade Policial Militar, Maxwell Cândido da Silva se valia das viaturas policiais militares para fins pessoais. Consta na denúncia que uma destas ocasiões se deu durante motim dos militares, em fevereiro de 2020, quando o Estado estava com policiamento ostensivo defasado devido aos protestos.
De acordo com documento, o capitão ordenou que soldados o fossem  deixar em sua casa, em Fortim, interior do Ceará, por volta das 23h do dia 19 de fevereiro de 2020. Na volta da patrulha, por volta das 00h15, homens encapuzados renderam os soldados e tomaram o carro da Polícia.
Por ligação indireta ao motim, os soldados Paulo Ricardo Ribeiro dos Santos, João Ferreira da Costa, Roberto Gleidson Ferreira e Halisson Hernandes de Castro Barbalho também foram denunciados pelo MP. Os quatro são acusados de omissão de lealdade militar e crime de atentado contra viatura.
Em um ano e meio desde o motim, pelo menos 435 PMs foram denunciados e 400 são réus por participação direta ou indireta no movimento. Uma das denúncias de maior repercussão está atrelado ao caso do senador Cid Gomes, baleado em Sobral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário