sábado, 31 de julho de 2021

Governo Federal reconhece situação de emergência em dois municípios cearenses por conta da estiagem

Portaria publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial da União, reconhece emergência por irregularidades nas chuvas em Araripe e Itapagé

O Governo Federal reconheceu situação de emergência em dois municípios cearenses devido ao prolongamento da estiagem e chuvas abaixo da média no primeiro semestre deste ano. A decisão foi publicada nesta sexta-feira, 30, no Diário Oficial da União (DOU). O documento, elaborado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, cita os municípios de Araripe e Itapagé, ambos localizados no interior do Estado. Outras oito cidades do País também foram incluídas na portaria por falta de chuvas ou desastres naturais.
Com o reconhecimento, estado ou o município pode solicitar recursos à União para a atendimento à população atingida, restabelecimento de serviços essenciais e construção ou requalificação de equipamentos de infraestrutura. Com base nas informações enviadas pelos entes federados, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Caso as verbas sejam aprovadas, o Governo publicará nova portaria no DOU com a especificação dos orçamentos a serem liberados.
No último dia 16, a Defesa Civil Nacional já havia decretado emergência por conta da estiagem nos municípios de Milhã e Crateús, localizados na região do Sertão Central e Sertão de Crateús, respectivamente. Em junho, uma outra portaria publicada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) também reconheceu emergência na cidade de Canindé.

Confira as cidades com situação de emergência reconhecida pelo Governo Federal nesta sexta 

Araripe (CE)

Itapagé (CE)

Caraúbas (RN)

Água Doce (SC)

Caiçara do Rio do Vento (RN)

São Tomé (RN)

Serra Negra do Norte (RN) 

Padre Carvalho (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário