segunda-feira, 12 de julho de 2021

MPCE pede prisão de policiais que atuaram em abordagem que baleou uma criança e 2 jovens no Ceará

 Os agentes envolvidos na abordagem foram ouvidos pelo comando do batalhão ao qual são subordinados e tiveram as armas de fogo recolhidas para envio à Perícia Forense - Testemunha afirma que policiais atiraram 'sem motivo'

Três pessoas foram baleadas em abordagem policial em Hidrolândia

O Ministério Público do Ceará (MPCE) pede a prisão preventiva dos dois policiais militares envolvidos na ação que deixou três pessoas baleadas, dentre elas uma criança de 10 anos, em uma abordagem policial na cidade de Hidrolândia, no interior do Ceará. Cinco pessoas estavam no carro fazendo passeio pela cidade. O caso aconteceu na sexta-feira (9), e o pedido de prisão foi feito no domingo (11).
Os policiais envolvidos na ação foram ouvidos pelo comando do batalhão ao qual são subordinados e tiveram as armas de fogo recolhidas para envio à Perícia Forense.
Amanda Carneiro, uma das passageiras do veículo atingido pelos tiros, relatou como se deu a ação.
Ela afirma que estava no carro com o namorado, Pedro Henrique; com o irmão, um menino de 10 anos; e com um casal de amigos. Eles pararam o veículo e brincaram de soltar bombas de São João em um campo. Os policiais foram comunicados sobre criminosos que disparavam tiros de um carro escuro, conforme a Secretaria da Segurança do Ceará.
De acordo com o promotor de Justiça Militar, Sebastião Brasilino, "o caso é de nítido clamor público, o que resvala na própria necessidade de ser imprimida na ordem pública instrumentos eficientes para restaurar a paz social, que restou evidentemente abalada naquela cidade do nosso sertão cearense".
O MPCE encaminhou para o e-mail da Vara Única da Justiça Militar do Ceará, as mídias que teve acesso sobre o estado de saúde em que as vítimas ficaram em um vídeo gravado dentro de um hospital. O vídeo mostra as crianças feridas no hospital e uma mulher questionando a ação policial. 'Estavam atirando sem motivo nenhum'.
O órgão ministerial requisitou do comando-geral da Polícia Militar do Ceará a "imediata instauração de inquérito policial militar, que é de ser feito, pelas regras processuais por oficial encarregado vinculado a unidade em que os militares servem".

Bala no pescoço e perda da visão - Um dos baleados, um jovem de 22 anos, foi atingido por tiros na coluna e no joelho. A outra vítima foi baleada da cabeça e na coxa. Conforme a família, o homem perdeu a visão de um dos olhos, por conta dos disparos.
Já a criança, levou um tiro no pescoço e foi transferido para o hospital Instituto Doutor José Frota (IJF), no Centro de Fortaleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário