terça-feira, 31 de agosto de 2021

Cedro e Trairi estão entre 50 cidades do país em estado de emergência

Nordeste concentra a maioria dos municípios atingidos por desastres naturais - Estado de Alagoas tem mais locais nesta situação, com 38 cidades em estado de emergência devido à estiagem

Os municípios Cedro e Trairi, no Ceará, têm estado de emergência reconhecido pelo Governo Federal por causa de estiagem e seca

A Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em dois municípios cearenses, situados nas regiões Centro-Norte e Centro-Sul do Estado. O município de Cedro, foi reconhecido devido à estiagem. Já Trairi, sofre de seca. Ao todo, 50 municípios do País estão em situação de emergência devido a desastres naturais. A decisão foi publicada na edição desta segunda-feira, 30, do Diário Oficial da União (DOU).
O maior número de cidades está no Nordeste, principalmente no estado de Alagoas, onde 38 municípios obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem. Iaçu, Jaguaquara e Lajedo do Tabocal, municípios da Bahia; Paraú, no Rio Grande do Norte, Gararu, em Sergipe; e Caridade do Piauí também entraram em situação de emergência pelo mesmo motivo.
A seca, período prolongado sem chuvas, aflige ainda o município de Augusto de Lima, em Minas Gerais, e Barcelona, no Rio Grande do Norte. A estiagem causa danos em Caxambu do Sul, em Santa Catarina. Na contramão, os municípios de Cristal do Sul e Coronel Bicaco, no Rio Grande do Sul, registraram chuva de granizo.
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), o reconhecimento pelo Governo Federal possibilita que os municípios afetados por desastres naturais solicitem recursos para ações voltadas a socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais, além da reconstrução de infraestrutura danificada pelos desastres.
A falta de chuvas no nordeste tem sido acompanhada pelo MDR. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário