quinta-feira, 19 de agosto de 2021

Operação desarticula organização criminosa no Maciço de Baturité

Ação aconteceu em Baturité, Redenção, Acarape, Aracoiaba e Guaiuba

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) deflagrou nesta quinta-feira (19) a Operação Cratos no Maciço de Baturité. O objetivo é desarticular uma organização criminosa atuante nos municípios de Baturité, Redenção, Acarape, Aracoiaba e Guaiuba.
Os alvos são suspeitos dos crimes de homicídio qualificado, corrupção de menores, destruição de cadáver, roubo, além de organização criminosa.
Foram expedidos sete mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão preventiva pela Vara Única Criminal de Baturité. As ordens judiciais estão sendo cumpridas com o apoio da COPOL em Fortaleza, Baturité, Guaiuba, Redenção e Acarape.

Investigação - Segundo o MP, as investigações começaram em abril de 2021 após um confronto entre facções criminosas rivais que terminou com a morte de três criminosos, sendo um adolescente.
A troca de tiros ocorreu no dia 30 de abril em Baturité. Na época, uma organização que atuava em cidades vizinhas buscava se expandir territorialmente em Baturité e planejou a invasão do bairro Prourb, dominado por um grupo rival. A ação foi divulgada pelas redes sociais dos envolvidos, que estudaram, inclusive, a topografia da localidade para conhecer melhor as rotas de fuga.
Na madrugada do dia 15 de abril, pessoas fortemente armadas invadiram o bairro com o objetivo de exterminar membros da facção rival. No confronto, o adolescente Santiago Amorim Lopes, suposto integrante da facção rival, foi brutalmente assassinado. Após este primeiro homicídio, o grupo se deparou com Valdiberto de Lima Freitas, que também foi morto com extrema violência.
Segundo as investigações, ele não fazia mais parte da facção rival e estava a caminho do trabalho no momento do homicídio.
Após os crimes, o grupo criminoso tentou roubar veículos que transitavam na CE-365 e, ao se deparar com uma composição policial, atirou contra os agentes de segurança pública, dando início a uma intensa troca de tiros.
No confronto com a PM, um adolescente que integrava o grupo criminoso foi atingido e morreu. Um policial militar também foi baleado e sobreviveu. 
Após o acionamento de reforço policial, parte do grupo criminoso foi preso. Os alvos da operação deflagrada nesta quinta-feira abrangem os demais suspeitos de envolvimento na execução daquela empreitada criminosa.

Nome da operação - Cratos é um personagem da mitologia grega e seu nome significa força e poder. No contexto da investigação, a atuação do MP com a realização da operação demonstra retomada da situação pelo Estado, sendo a execução dos mandados os meios de mostrar o poder do Estado para mudar o que estava se estabelecendo com a atuação das facções nas localidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário