domingo, 28 de novembro de 2021

Balsas de garimpeiros ilegais são incendiadas pela Polícia Federal no Rio Madeira

Operação foi realizada na cidade de Autazes

Balsas foram incendiadas pela PF no último sábado

A Polícia Federal iniciou, no último sábado (28), uma grande operação para combater garimpos ilegais no Rio Madeira, localizado na cidade Autazes, no Amazonas. O Ibama, a Força Nacional e a Marinha apoiam a ação.
Segundo informações, colunas de fumaça preta foram vistas sobre o rio no sábado, quando trinta e uma balsas de garimpo foram incendiadas pelos agentes da PF. Policiais federais se locomoviam armados pela água em duas lanchas e lançavam combustível nas estruturas abandonadas pelos garimpeiros, que se esconderam na selva.
A operação, que continua neste domingo (28), acabou com um homem detido, que carregava grande quantidade de ouro.
O cheiro de óleo diesel se espalhou pela região, enquanto garimpeiros lamentaram a ação em grupos nas redes sociais.
As balsas queimadas funcionavam como casas aos garimpeiros, abrigando entre quatro e seis pessoas, com alojamentos, refeitórios e dragas.
Por conta da operação, diversos garimpeiros já haviam se dispersado ainda na sexta-feira. Enquanto isso, alguns se queixaram de terem sido deixados na mata apenas com a roupa do corpo.

COMBOIO COM 300 BALSAS - Um comboio com mais de 300 balsas se instalou no leito do Rio Madeira, em Autazes, no último dia 23 de novembro. Na comunidade Rosarinho, que fica no município, moradores relataram o susto com a chegada das embarcações.
Cerca de 2 mil pessoas se integraram à comunidade local, que possui aproximadamente 40 mil habitantes. Os garimpeiros teriam sido atraídos pela promessa de "uma grama de ouro por hora" no local.
A prefeitura de Autazes foi a responsável por acionar as autoridades federais e estaduais para controlar a situação no início da semana.
Entretanto, a operação da PF só ocorreu no sábado, dois dias depois do Ministério Público Federal recomendar ações "emergenciais" e "coordenadas" para conter o que chamou de "invasão garimpeira".

Nenhum comentário:

Postar um comentário