sábado, 11 de dezembro de 2021

Ocorrência do fenômeno La Niña deve favorecer chuvas no Ceará na pré-estação

 Até fevereiro o Ceará tem 80% de chances de registrar chuvas acima da média histórica para o trimestre (dezembro/janeiro/fevereiro)

Apesar de não fazer prognósticos para o período que antecede a quadra chuvosa no Estado, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que o fenômeno climático La Niña deve criar condições favoráveis para a ocorrência de chuvas do Ceará até o fim deste ano.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também projeta um cenário otimista, indicando que até fevereiro o Ceará tem 80% de chances de registrar chuvas acima da média histórica para o trimestre (dezembro/janeiro/fevereiro).
As previsões, ainda que preliminares, têm como base a expectativa pela consolidação do La Niña, que tradicionalmente exerce influência direta sobre os níveis de precipitações no Ceará. O fenômeno é caracterizado pela intensificação de ventos alísios [massas de ar quente e úmido], entre o centro e o leste do Oceano Pacífico, causando o resfriamento das águas e, consequentemente, influenciando nos níveis de pluviometria mundo afora.
Tradicionalmente, quanto maior a intensidade da La Niña, mais abundantes são as chuvas em toda a região Nordeste e em parte da Amazônia. Nas demais áreas do País, os efeitos não costumam ser previsíveis, mas geralmente também predomina o aumento das precipitações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário